TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.322 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

Evolução da Teoria da Contabilidade

A contabilidade existe desde os primórdios da civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil.

Utiliza técnicas especificas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.

As preocupações com as propriedades e a riqueza impulsionaram o homem a aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e em complexidade.

O homem enriquecia e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens, dando inicio a história da contabilidade.

A evolução da ciência contábil pode ser resumida em quatros períodos.

Período Antigo: inicia com as primeiras civilizações e vai até 1.202 da Era Cristã, quando apareceu o Libes Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

Contabilidade empírica, representada por desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio existente.

Na bíblia há interessantes relatos sobre controles contábeis, o livro de Jó considerado o mais antigo. Jó era um homem muito rico e justo, cujo patrimônio foi detalhadamente descrito no livro de Jó, capitulo 1, verso 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado em Jó,capitulo 42, verso 12.

Os bens e as rendas de Salomão também foram inventariados (I Reis 4:22-26 e 10:14-17).

Esses relatos demonstram que o controle dos ativos era pratica comum nos tempos bíblicos. Todos os registros eram feitos usando-se peças de argila com relação a cada fato. Com o advento do Papiro no Egito, a contabilidade só teve a ganhar, pois ela pode ter seus registros mais sofisticados passados em Livros Contábeis.

Período Medieval: na Itália em 1.202, foi publicado o livro Libes Abaci, de Leonardo Pisano. Estudaram-se na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, entre outros, Isso tornou o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

Foi um período importante na história do mundo e na contabilidade, A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O comercio exterior incrementou-se, surgindo como conseqüência das necessidades da época, o Livro-Caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro, utilizava-se de forma rudimentar o debito e o credito oriundos das relações entre direito e obrigações, referindo inicialmente, a pessoas. As evoluções da contabilidade foram de forma natural das necessidades geradas pelo capitalismo nos séculos XII e XIII. No inicio do século XIII apareceu pela primeira vez à conta capital, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

Período Moderno: o aparecimento da obra de Frei Lucca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, marca o início da fase moderna da contabilidade.

Escreveu “Tratactus de Computis et Scripturis”(Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1.494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Pacioli deixou muitas obras, destacando-se a “Summa de Aritmética, geometria, proportioni et proportionalita”, impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre contabilidade e escrituração.

O mecanismo das partidas dobradas é, basicamente, um mecanismo algébrico, com premissas iniciais convencionais. A obra de Pacioli não só sistematizou a contabilidade como também abriu precedente pra que novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto, apesar de ser considerado o pai da contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV.

Antes do trabalho de Pacioli é preciso ressaltar alguns autores, os quais tratavam principalmente, de práticas comerciais da época e de matemática comercial e financeira, que tiveram grande importância como precursores do trabalho de seu trabalho, tais como:

1.202 – Leonardo Fibonacci publica seu “Líber Abaci”.

1.340- Francesco di Balduccio Pegolotti escreve “La pratica della mercatura”.

1.458- Benedetto Cotrugli lança “Della mercatura et Del mercante perfeto”.

A importância da contabilidade aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a conseqüente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

Período Cientifico: a contabilidade, que até meados do século XIX era tida e tratada como um método de escrituração, passa a receber roupagem científica a partir das obras de renomados escritores como Francesco Villa,escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra “La contabilità applicatta alle administrazioni private e plubbliche”,Francesco Marchi, Giusepe Cerboni, fechando o século de forma ciclópica, surge o vulto de Fábio Besta, escritor veneziano.

Francisco Villa extrapolou os conceitos tradicionais de contabilidade. Para ele, a contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, ou seja, o patrimônio. Foi o inicio da fase cientifica da contabilidade.

Fabio Besta, seguidor de Francesco Villa, demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou perto de definir patrimônio como objeto da contabilidade, sendo este definido por Vincezo Mazi, seguidor de Fábio Besta.

O desenvolvimento econômico acompanha de perto o desenvolvimento contábil. Em 1920 com a grande ascensão dos EUA, deu-se a origem a Escola Norte-Americana. Com o surgimento de grandes Corporations, principalmente no século atual, adicionando-se o desenvolvimento de mercado de capitais, a contabilidade encontrou um campo propício para o seu desenvolvimento com teorias e aplicações no campo o prático. No inicio do século XX, a chamada Escola Européia teve sua queda, quando a Escola Norte America obteve sua ascensão. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da contabilidade, o que não ocorreu com as escolas européias, onde as universidades foram decrescendo em nível e importância. A partir da mudança econômica, política e social desencadeada com a vida da Família Real para o Brasil, á contabilidade foram apresentados vários desafios.

À medida que o desenvolvimento se intensificou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com