TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  7.546 Palavras (31 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 31

SUMARIO

CONTÉUDO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 01 3

• RESUMO DO TEXTO: “OBJETIVO DA CONTABILIDADE” 3

• REDAÇÃO: SEMELHANÇAS ENTRE A VIDA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA E A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR. 4

ETAPA 02 5

• ANALISE E CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS: 5

• EXERCICIOS DE FIXAÇÃO- ETAPA 02 PASSO 02 9

ETAPA 03 12

• PESQUISA DE EMPRESAS CVM – PARTICIPANTES DO MERCADO SERRA AZUL WATER PARK SA ( 1º EMPRESA ) 12

RELAÇÃO COM INVESTIDORES – RI 13

• PESQUISA DE EMPRESAS CVM – PARTICIPANTES DO MERCADO VOSTOK PARTICPAÇÕES SA ( 2º EMPRESA ) 15

RELAÇÃO COM INVESTIDORES – RI 16

• PESQUISA DE EMPRESAS CVM – PARTICIPANTES DO MERCADO BICICLETAS MONARK SA ( 3º EMPRESA ) 16

ETAPA 04 18

• IMPORTÂNCIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO CENÁRIO CORPORATIVO BRASILEIRO 18

• QUADRO INFORMATIVO - TIPOS DE SOCIEDADE 21

• QUADRO INFORMATIVO – CARACTERISTICA ENTRE SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA E SOCIEDADE ANÔNIMA. 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar resumo de itens importantes para a Contabilidade e suas teorias. A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

ETAPA 01

• RESUMO DO TEXTO: “OBJETIVO DA CONTABILIDADE”

O texto objetivo da contabilidade nos mostra o quanto a contabilidade é importante para a sociedade em que vivemos nos revela que ela pode ser estabelecida como uma ferramenta de fornecer informação organizada referente à natureza econômica, financeira, físicas e de produtividade aos seus usuários.

Através desse sistema de informação a contabilidade tem como foco apresentar um conjunto organizado de dados, através de suas técnicas de acumulação e ajustes nas emissões de relatórios para facilitar o desempenho das organizações, assim podemos destacar alguns fatores que o autor do texto destaca como importantes para os sistemas de informação da contabilidade são eles:

• Usuários: Pessoas físicas ou jurídica com o objetivo de julgar a situação e desempenho da organização. Os usuários dessas informações são classificados em preferenciais (ou externo),ou secundários: são representados pelos acionistas;credores;fornecedores de recursos.Já os usuários secundários são os administradores das entidade.

O autor também menciona e classifica algumas informações quanto sua natureza econômica; financeira; física e a produtividade, e ressalta que os fatores de grande importância e que tem como foco central dentro da contabilidade é a visão econômica e financeira, e as outras duas são uns complementos às demonstrações contábeis que atendem as necessidades comuns da maioria dos usuários.

O principal objetivo da contabilidade é permitir que seus usuários pudessem avaliar as informações de maneira planejada e organizada das situações financeiras e da economia de suas organizações, para elas poder usufruir do mercado atual e sobre as tendências futuras da mesma.

No entanto para que esses objetivos sejam alcançados, as empresas precisam de maneira geral avaliar todas as informações que favorecem para divulgar e adequar seus resultados e a sua situação patrimonial, permitindo uma conclusão futura.Caso as demonstrações não sejam claras é preciso que aja outros meios para divulgar essas informações por exemplo:quadros complementares ou notas explicativas.

Temos algumas características qualitativas obrigatória nas demonstrações contábeis que devemos destacar e que são fundamentais na contabilidade, o nosso livro PLT nos ajuda a compreender quais são eles, e nos mostra detalhado as suas funções: sobre a Compreensibilidade; a Relevância; a Confiabilidade e a Comparabilidade.

Também é importante destacar o relacionamento intimo que a contabilidade tem com os aspectos jurídicos, onde deve se destacar a essência e não a forma para se obtiver uma ótima informação. É preciso que aja uma boa estrutura nas informações contábeis, para que seus usuários não fiquem restritos a elas, é preciso ter credibilidade e ter um conceito adequado dentro das demonstrações, para não prejudicar a avaliação da organização.

• REDAÇÃO: SEMELHANÇAS ENTRE A VIDA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA E A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR.

A semelhança entre a vida financeira de uma empresa com a vida financeira particular está relacionada totalmente com a contabilidade, podemos citar alguns fatores que existem em relação a semelhanças. Algumas dessas semelhanças são iguais e alguns pontos com uma pequena diferença, ambos buscam um controle de economia e um bom planejamento financeiro, buscando sempre o lucro e mínimo de desperdiço possível.

Sabemos que toda empresa possui um fluxo de caixa, e buscam o objetivo de um planejamento para manter em dia suas contas a pagar e contas a receber, é fundamental o planejamento financeiro de uma empresa, para que a mesma possa avaliar aonde existem os pontos fortes e os pontos francos na sua economia através de relatórios e analises de desenvolvimento financeiro.

A vida financeira particular também apresenta essas semelhanças citada no parágrafo anterior, a contabilidade é fundamental porque trata com uma analise da relação Custo/Beneficio das informações, para que possam ter uma boa economia para se obtiver lucros ao invés de despesas, esse é um dos principais conceitos das empresas.

Também podemos destacar que através de um bom planejamento financeiro e organizado, tomaremos decisões com segurança para o decorrer de nossas vidas, estaremos atentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com