TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

GRADUAÇÃO – CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – TEORIA DA CONTABILIDADE

TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSOR DE ENSINO A DISTÂNCIA:

PROFESSOR DE ENSINO PRESENCIAL:

CASSILÂNDIA/MS

NOVEMBRO 2013

Sumário

O objetivo da contabilidade

Principais usuários e suas necessidades

Confiabilidade

Semelhança existente entre uma empresa e uma pessoa, em relação parte financeira

Entrevista com um empresário

Conceitos

Planilha

Conclusão

O objetivo da contabilidade:

A demonstração contábil fornece informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física, de produtividade e social, ao usuário interno e externo da entidade objeto da contabilidade, auxiliando-o na tomada de decisões.

O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer interferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente, sabendo que evidencia qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

Principais usuários e suas necessidades:

Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: usuários internos e usuários externos.

Usuários internos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como: Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões.

Funcionários: com interesse em pleitear melhoria da empresa.

Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.

Usuários externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como: Bancos: interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado.

Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado.

Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas.

Para poder atuar sobre o resultado operacional no que a sua parcela de tributação e planejamento macro econômico.

Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro; Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado. O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliar na gestão do negócio. Os relatórios específicos podem, além de abranger quaisquer áreas de informação (fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicações financeiras, compra e vendas no dia ou no período e os gastos gerais de funcionamento), ser elaborados diariamente ou em curtos períodos de tempo (semana, quinzena, mês, etc..), de acordo com as necessidades administrativas. Características qualitativas das demonstrações contábeis. As característicasqualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:

-Compreensibilidade

- Relevância

-Confiabilidade

-Comparabilidade

Compreensibilidade Uma qualidade essencial das informações apresentadas nasdemonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presumem se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoáveldiligência. Toa, informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nasdemonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem. Relevância: Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. As funções de previsão e confirmação das informações são inter-relacionadas, por exemplo, informações sobre o nível atual e a estrutura dos ativos têm valor para os usuários na tentativa de prever a capacidade que a entidade tenha de aproveitar oportunidades e a sua capacidade de reagir a situações adversas. As mesmas informações têm o papel de confirmar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com