TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO DE FAXINAL DO SOTURNO - RS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

2º SEMESTRE

ISABEL FEHN RA: 414161

TIAGO ALEX TEMP RA: 409577

VARLEI LUIZ BORTOLAZZO RA: 422836

JONAS REFFATTI GARLET RA: 428954

LUIZ CARLOS GAIKOSKI RA: 416037

ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE

TUTOR A DISTÂNCIA: MA. JULIANA LEITE KIRCHINER

Faxinal do Soturno – RS, 20 de novembro de 2013.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................04

2.1 (ETAPA 1)................................................................................................................................04

2.1.1

A Contabilidade exerce hoje um papel de relevada preponderância sobre as pessoas. Tudo em nosso meio tem alguma relação com a Contabilidade, desde as faturas de água, luz, até as compras no supermercado ou ao abastecermos nossos veículos, assim como gastos com impostos e pedágios, tudo mexe com o nosso dia a dia.

Podemos conceituar a Teoria da Contabilidade como o estudo que tem por finalidade obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Especificamente nesse trabalho trataremos sobre a Teoria da Contabilidade mais voltada ao ramo empresarial, isto será feito através da análise do Balanço de três empresas. Uma no ramo financeiro e duas no ramo industrial.

Apesar de ser um trabalho voltado para a área empresarial nosso grupo acredita que ele pode trazer grandes ensinamentos também para o nosso dia a dia.

Etapa 1, Passo 1: O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos demonstrativos contábeis.

Iudicibus leciona que: “... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.

Passo 2: As semelhanças que existem na minha vida particular financeira e a de uma empresa são as entradas e saídas de capital. Na minha vida financeira o capital entra através do meu salário. Outra entrada de capital que tenho na minha vida financeira é através de trabalhos extras. Nosso ganho tem que ultrapassar nossas despesas para obter se lucro. O objetivo de uma empresa e o da minha vida financeira particular é lucrar e obter ganhos com baixo custo e perdas desnecessários, economizar e investir. A saída da minha vida financeira particular vem através das minhas despesas, como conta de água, conta de energia elétrica, necessidade intima com corte de cabelo, prestações da casa ou automóveis, impostos, alimentação, diversão, entre outras. A saída de uma empresa vem através de salários a pagar para os funcionários, matéria prima para criação de seus produtos, serviços terceirizados, energia elétrica, empréstimos a pagar, aluguéis a pagar, empréstimos a pagar, encargos sociais a pagar entre outros.

As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor .Já a empresa recebe a entrada do capital através de seus produtos vendidos e consumidos pelos clientes. Outra semelhança entre a minha vida financeira e a de uma empresa o fluxo de caixa, pois ambos nos planejamos e programamos baseando se no que temos a pagar e receber, manter o controle financeiro para não ficarmos sem recursos financeiros.

Existe a empresa que paga por serviços terceirizados, já no meu caso os terceiros são a minha empregada, pedreiros, pintores etc. Mais uma semelhança são os investimentos, pois uma empresa sempre pensa no futuro e seus investimentos geram ganhos, lucros em longo prazo, porem na minha vida financeira particular os investimentos são, em poupança, em ações, na imobiliária, aplicações bancarias, faculdade, cursos de especialização etc.

Passo 3 : A equipe visou um proposito de que a teoria contábil tem um grande proposito em nossas vidas, enfim de ajudar em despesas, dividas, lucros.

Descobertas de grandes e pequenas rendas, saídas mais lucrativas , investimentos, aplicações tudo isso para ter um bom controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com