TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Monografias: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 15

FACIMAB – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicada de Marabá

TAISSA SILVA RIEGO

TEORIA DA CONTABILIDADE

MARABÁ

2013

TAISSA SILVA RIEGO

TEORIA DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá.

Orientador (a): Santo Reni

MARABÁ

2013

SUMARIO

1. APRESENTAÇÃO 04

2. JUSTIFICATIVA 05

3. OBJETIVOS 06

4. PROBLEMA 07

5. TEMA 08

6. CRONOGRAMA 09

7. REFERÊNCIAS 10

1- APRESENTAÇÃO

Este artigo consiste em explanar a teoria da contabilidade por meio do conhecimento das questões conceituais obtidas através de pesquisas e revisões literárias. Isto com o objetivo de apresentar a biografia da contabilidade.

Pode-se afirmar que este trabalho propiciará ao acadêmico a oportunidade de mais conhecimento dos acontecimentos da profissão contábil. Suas variações de como e quando surgiu e oque mudou de lá para cá.

É um trabalho que busca também, preencher os pré-requisitos conceituais nas disciplinas de TCC1 e TCC2. Na disciplina de TCC1 como projeto norteador do Tcc2 ou a monografia propriamente dito.

2 - JUSTIFICATIVA

Acredita-se que este estudo se justifica porque pode proporcionar uma visão da nossa história, sua importância hoje, fazendo uma narração dos acontecimentos relativos à técnica e à ciência da contabilidade. Abrange os antecedentes sociais, culturais e tecnológicos que foram necessários à invenção da contabilidade.

Descreve as principais contribuições das civilizações não ocidentais à invenção da contabilidade, identifica algumas das diferenças e semelhanças entre a contabilidade existente no início do século XX e a atual, relaciona os avanços da contabilidade aos progressos da sociedade, procura reconhecer a origem antiga, nobre e multicultural da contabilidade e sua importância para nossa sociedade.

Por esses acontecimentos se tornarem significante decidi aborda-los, uma vez que os mesmos foram adotados e seguidos por todos que participaram dessa teoria essencial que sustentou e que ainda sustenta a contabilidade. Será muito interessante aprofundar o conhecimento e descrever os fatos ocorridos em épocas atrás e a relevância desses. Além disso, o amplo conhecimento histórico contábil.

3- OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Visa à conscientização o trabalhador de contabilidade em relação à importância do conteúdo histórico que abrange nossa profissão. Analisar o grau de conhecimento dos profissionais da área, em relação a nossa história.

3.2 Objetivo Especifico

a) Ampliar o conhecimento sendo de grande importância para o entendimento da profissão contábil, apresentar as circunstâncias que levaram os eventos acontecerem e quais alterações foram efetuada;

b) Mostrar a finalidade da contabilidade, sua divisão nesse processo, quais período e estágios que a contabilidade passou as dificuldades que existiram, os pilares, e como a informática ganhou espaço na área contábil e sua vantagem.

c) Grande parte dos erros que estão sendo cometidos na atualidade, especialmente no campo das normas, decorre de falta de conhecimento histórico, ou seja, de debilidade cultural, mas pode ser evitado obtendo a informação sobre esse assunto;

4 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A deficiência de conhecimento sobre a Teoria da Contabilidade. Pois os “contadores” estão mais preocupados em saber a prática e acabam esquecendo da teoria, de quando tudo surgiu e como aconteceu.

5- REVISÃO DA LITERATURA

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em superatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com