TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade-ativ01

Dissertações: Teoria Da Contabilidade-ativ01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade 01

1. Com base na Resolução CFC 750/93, associe:

I – Princípio da Entidade

II - Princípio da Continuidade

III – Princípio da Oportunidade

IV- Princípio do Registro pelo valor Original

V – Princípio da Atualização Monetária

VI – Princípio da competência

VII – Princípio da Prudência

(IV ) Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade.

(I ) Não se deve confundir o patrimônio de uma entidade com aqueles dos seus sócios ou proprietários.

(III ) O registro do patrimônio e das suas mutações deve ser feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das cousas que as originaram.

(II ) A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

( VII ) Diante de alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido, deve-se adotar o menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os componentes do Passivo.

(V ) Os efeitos da variação do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

(VI ) As receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

2- Observaram a predominância do lucro como objetivo:

a- Contismo

b- Personalismo

c- Reditualistas

d- Patrimonialistas

3 -Admitiam que o objetivo fosse estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse:

a- Patrimonialistas

b- Personalistas

c- Aziendalistas

d- Controlistas

4 -Descreva sobre a história da contabilidade.

A contabilidade esta presente em tudo e em todos, mas não somente de maneira totalmente técnica e sim em simples ações do nosso dia-a-dia. Por exemplo, como vamos ao supermercado primeiro vemos o que estamos necessitando em nossa dispensa e quanto precisaremos daquele item para não faltar até o fim do mês, isso é contabilidade.

A contabilidade esta dentro de nós desde nossa existência, alguns estudiosos relatam que puderam observar que o homem primitivo já fazia contabilidade quando na confecção e seleção de seus instrumentos de caça e pesca, e seus rebanhos, onde se originou o senso de propriedade e por seguinte o patrimônio (acumulo de riquezas).

As primeiras evidências de controle patrimonial datam do termino da era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer seus primeiros desenhos e gravações. Os desenhos tipificavam a utilidade do objeto (qualidade) e os riscos representavam a quantidade. Mas foi na Mesopotâmia os primeiros registros patrimoniais se deram, originando o livro diário; na qual, posteriormente, com o passar dos séculos essas praticas foram aperfeiçoadas pelos egípcios com os papiros, que deixaram seu legado ate os dias de hoje. Os romanos e os gregos também teve participação fundamental na consolidação de um sistema jurídico de contabilidade que se disseminou por toda a Europa, Ásia e América. Tudo indica que foram os egípcios os primeiros a adotarem o valor monetário em seus registros, na qual tomavam como base o “Shat”, uma moeda cunhada em ouro e prata.

5- Descreva quem foi Frei Luca Pacioli.

Frei Luca Pacioli, nasceu em 1445 em Sansepolcro (na região de Veneza, na atual Itália), e faleceu no mosteiro da mesma cidade, em 1517; foi um monge franciscano matemático, teólogo, contabilista entre outras funções. Publicou em Veneza, a Suma de aritmética "Summa de Aritmética, Geometria, ProportionietProporcionalitá", na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. No capítulo sobre Contabilidade, criou o método das partidas dobradas, segundo o qual para cada lançamento em uma conta a débito deve haver um crédito de igual valor em outra conta. A teoria transformou o monge veneziano em Pai da Contabilidade Moderna e o método passou a ser adotado no mundo inteiro.

6- Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.

a- Aziendalistas

b- Patrimonialistas

c- Controlistas

d- Contismos

7 -Discorra sobre a evolução da Contabilidade no Brasil

A contabilidade no Brasil já vem de muitos e muitos anos atrás; com o desenvolvimento cultural, social e econômico, foi que a contabilidade passou a evoluir, a contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

Com o descobrimento do Brasil pelos portugueses em 1500, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surgiu a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando dom José, rei de Portugal, expediu a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, ficava estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

Em 28 de junho de 1808, a Corte Portuguesa emitiu alvará que incluía a seguinte orientação:

I - Para que o método de escrituração e fórmulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com