TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contingência

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contingência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

10) Qual o papel da abordagem contingencial no desempenho das organizações?

A abordagem contingencial salienta que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única que seja melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente variado. A mais notável contribuição dos autores da abordagem contingencial está na identificação das variáveis que produzem maior impacto sobre a organização, como o ambiente e a tecnologia, para então predizer as diferenças na estrutura e no funcionamento das organizações devidas às diferenças nestas variáveis.

11) Com suas palavras, explique qual foi a conclusão das pesquisas que fez surgir a Teoria da Contingência.

Foi através da pesquisa sobre a defrontação entre as organizações e ambiente.

A questão fundamental da adaptação das empresas ao seu ambiente refere-se a dois aspectos básicos: Diferenciação - as empresas se dividem em subsistemas ou departamentos, cada um desempenhando uma função específica relacionada a um contexto ambiental também específico (marketing, produção, finanças, etc); e Integração - a pressão exercida pelo ambiente leva a organização a buscar a integração e coordenação interna de seus departamentos para responder adequadamente às pressões e demandas ambientais.

12) Defina Tecnologia, e como a tecnologia da informação vem afetando a dimensões organizacionais. Selecione artigos publicados em periódicos nacionais para debate em aula.

Tecnologia: É um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

A tecnologia da informação vem sendo considerada um importante agente de

reestruturação do ambiente e das funções dentro e fora das organizações, por interligar pessoas, processos e empresas. Uma prova da crescente relevância desta área na nossa sociedade é a existência de formação de pessoas especializadas nessa vertente. Atualmente existem no Brasil centenas de escolas que disponibilizam cursos relacionados com a Gestão de Tecnologia de Informação.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »