TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Firma

Artigos Científicos: Teoria Da Firma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

I Introdução

Este curso continuará o programa de microeconomia, iniciado com o curso de microeconomia oferecido no curso de extensão. A ênfase será em conteúdos de interesse para os que atuam nas áreas financeira em empresas.

Iniciaremos com uma revisão sucinta da teoria da firma em mercados competitivos até gerar a curva da oferta. Em seguida faremos a análise do equilíbrio parcial e do equilíbrio geral. Para se realizar a análise do equilíbrio geral é necessário se fazer uma extensão simples da teoria da decisão do consumidor: o caso em que o consumidor possui uma dotação inicial e não uma riqueza.

Uma parte da microeconomia de grande interesse para os que trabalham com a área financeira é da decisão em ambiente de incerteza, que é o ambiente natural das decisões financeiras. Ao desenvolver esta teoria faremos algumas aplicações como a análise média-variância, central à teoria moderna de finanças.

Em alguns mercados financeiros a hipótese de competição perfeita pode não ser a melhor. Um estudo de decisão em mercados não competitivos é portanto importante. Monopólio e oligopólio formam o núcleo dessa teoria. A teoria dos jogos é a ferramenta matemática utilizada para a análise dos oligopólios.

Finalmente estudaremos a teoria econômica da informação. Esta teoria é o principal instrumento para o entendimento de diversos problemas em finanças. O problema de agenciamento, por exemplo, aparece em diversas partes das decisões financeiras como na relação acionistas direção executiva, na escolha da estrutura ótima do capital, etc.

- 1 -

Microeconomia para Finanças Paulo Coutinho

Parte II

Teoria da Firma

O estudo do lado da oferta de um mercado.

II TecnologiaEquation Section (Next)

II.1 Insumos e produtos

Na atividade produtiva de uma firma, ela transforma insumos em produtos. Por exemplo, uma fábrica de automóveis utiliza aço, energia, mão-de-obra e outros insumos ou insumos de produção para produzir o produto automóvel. Num outro exemplo, um banco utiliza como insumos, móveis, equipamentos, mão-de-obra e conhecimento para produzir o produto de intermediação financeira.

Algumas vezes é conveniente diferenciar os insumos entre insumos puros e bens de capital. Insumos puros são aqueles insumos que encontramos na natureza. Terra, produtos primários, mão-de-obra, energia são alguns exemplos. Bens de capital são aqueles insumos que são produzidos por algum processo produtivo. Máquinas, tratores, computadores são exemplos de bens de capital.

Algumas vezes a palavra capital é empregada para descrever o montante de dinheiro usado para começar e manter um negócio. Esse tipo de capital será chamado de capital financeiro enquanto que o outro tipo de capital será chamado de capital físico.

II.2 Estoques e fluxos

Alguns insumos são medidos em fluxo como mão-de-obra e energia. Outros são medidos em estoque como máquinas e equipamentos. Todavia, no processo produtivo, estamos trabalhando com fluxo de insumos e fluxo de produto. Nesse caso trataremos o insumo utilizado de um bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com