TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Produçao

Artigos Científicos: Teoria Da Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  2.088 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA DE PRODUÇÃO

A Teoria de Produção e a Teoria dos Custos de Produção constituem a chamada Teoria da Oferta da Firma Individual.Os princípios da Teoria da Produção e da Teoria dos Custos de Produção são peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores, assim como de sua alocação entre diversos usos alternativos na economia.

Assim sendo, a Teoria da Produção e a Teoria dos Custos de Produção desempenham dois papéis extremamente importantes:

a) Servem de base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção; numa economia moderna, cuja tecnologia e processos produtivos evoluem diariamente, o relacionamento entre a produção e os custos de produção é muito importante na análise da Teoria da Formação dos Preços;

b) Servem de apoio para a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que utiliza: para produzirem bens, a empresas dependem da disponibilidade de fatores de produção.

A Teoria de produção propriamente dita preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre a quantidade física de produtos (outputs) e de fatores de produção (imputs), enquanto a Teoria dos Custos de Produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção.

Conceitos básicos da Teoria da Produção

Produção

É o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.

No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados métodos de produção, que podem ser intensivos em mão-de-obra (utilizam mais mão-de-obra em relação a outros insumos), intensivos em capital ou intensivos em terra etc.

Se, a partir de fatores, for possível produzir um único produto (ou output), teremos um processo de produção simples, se for possível mais de um produto, teremos um processo de produção múltiplo, ou produção múltipla.

Um método é tecnicamente eficiente (eficiência técnica ou tecnológica) quando, comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto.

A eficiência econômica está associada ao método de produção mais barato (isto é, os custos de produção são menores) relativamente a outros métodos.

Função de produção

O empresário, ao decidir o quê, como e quanto produzir, com base nas respostas do mercado consumidor, variará a quantidade utilizada dos fatores, para com isso variar a quantidade produzida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num determinado período de tempo. A função assim definida admite sempre que o empresário esteja utilizando de maneira mais eficiente de combinar os fatores e, conseqüentemente, obter a maior quantidade produzida do produto.

É possível representar a função produção, da seguinte maneira: q= f(x1, x2, x3,...xn)

Onde: q é a quantidade produzida do bem ou serviço; x1, x2, x3...,xn identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores de produção; f indica que q depende de x1, x2, x3,...,xn,, ou seja, é uma função da quantidade de insumos utilizados.

Fatores Fixos e fatores variáveis de produção – Curto e Longo Prazos

A diferença entre análises de curto e de longo prazos dependem de quais fatores de produção e insumos mantém-se fixos, ou variam no período analisado.

• Fatores de produção variáveis são aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção varia. Por exemplo: quando aumenta a produção, é necessários mais trabalhadores e maior quantidade de matérias-primas.

• Fatores de produção fixos são aqueles cujas quantidades não variam quando o produto varia. Por exemplo: as instalações da empresa e a tecnologia, que são fatores que só são alterado a longo prazo.

A análise microeconômica considera dois tipos de relações entre a quantidade produzida e quantidade utilizada dos fatores:

1. Na função de produção, quando alguns fatores, são considerados fixos e outros variáveis, identifica-se o que a teoria denomina uma situação de curto prazo. Ou seja, curto prazo e o período de tempo pelo menos um fator de produção se mantém fixo. Nesse sentido, o curto prazo para uma siderúrgica será maior que o curto prazo para uma padaria, já que as instalações de uma siderúrgica demandam mais tempo para ser alteradas do que as instalações de uma padaria.

2. Quando todos os fatores da função de produção são considerados variáveis, identifica-se uma situação de longo prazo.

Custos totais de produção

Conhecidos os preços dos fatores, é sempre possível determinar um custo total de produção ótimo para cada nível de produção. Assim, define se custo total de produção como total das despesas realizadas pela firma com a utilização da combinação mais econômica dos fatores, por meio da qual é obtida uma determinada quantidade do produto.

Os custos totais de produção (CT) são divididos em custos variáveis totais (CVT) e custos fixos totais (CFT):

CT = CVT + CFT

Ø Custos fixos totais (CFT) – Correspondem à parcela dos custos totais que independem da produção. São decorrentes dos gastos com os fatores fixos de produção. Por exemplo, alugueis, iluminação etc. Na contabilidade empresarial são também chamados de custos indiretos.

Ø Custos variáveis totais (CVT) – Parcela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com