TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclássica

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Neoclássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 10

1.Quais são as origens da Teoria Neoclássica?

A teoria neoclássica surgiu quase como uma reação às influencias das ciências comportamentais do período anterior; é na verdade uma releitura da teoria clássica, que nunca deixou de ser usada. A teoria neoclássica é a teoria clássica "de roupa nova", adaptada aos tempos atuais; mais eclética e incorporada de contribuições das demais teorias administrativas.

2. Explique as características da Teoria Neoclássica. - Ênfase na Prática da Administração: Tem forte ênfase nos aspectos práticos da administração, é extremamente pragmática e busca resultados concretos.

- Reafirmação Relativa dos Postulados Clássicos: Retoma boa parte dos conceitos da teoria clássica, adaptando esse material às necessidades atuais, tornando-o mais amplo e flexível.

- Ênfase nos Princípios Gerais de Administração: Estabelece normas de comportamento administrativo. As antigas leis científicas são retomadas de forma mais flexível para a busca de soluções práticas. Ex.: Objetivos claros e definidos por escrito, as responsabilidades atribuídas a uma posição devem ser limitadas ao desempenho dessa função, a responsabilidade e autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito, o número de níveis de autoridade deve ser o mínimo, cada pessoa deve se reportar a um único gerente na organização.

- Ênfase nos Objetivos e Resultados: É em função dos objetivos organizacionais que a organização existe, e é em função deles que ela deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

- Ecletismo da Teoria Neoclássica: A teoria neoclássica absorveu conteúdos de todas as outras teorias administrativas, mesmo tendo como base principal a teoria clássica. A teoria neoclássica engloba todos esses conceitos e assim torna-se atualizada.

3. Conceitue eficiência e eficácia.

Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente. Eficácia (resultados obtidos) é uma medida do alcance de resultados, enquanto a eficiência (processo) é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. Em termos econômicos, a eficácia de uma organização refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade, por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nestes termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido: é a razão entre esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício. Contudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam juntas. Uma organização pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa.

4. Quais são as diferenças entre eficiência e eficácia?

Eficiência Eficácia

• Ênfase nos meios

• Fazer corretamente as coisas

• Resolver problemas

• Salvaguardar os recursos

• Cumprir tarefas e obrigações

• Treinar os subordinados

• Manter as máquinas • Ênfase nos resultados

• Fazer as coisas certas

• Atingir os objetivos

• Otimizar a utilização dos recursos

• Obter resultados

• Proporcionar eficácia aos subordinados

• Máquinas funcionando

5. Quais são os princípios da organização?

- Divisão do trabalho: O processo é decomposto em uma série de pequenas tarefas, o que acarreta padronização e simplificação das atividades, maior especialização e detalhamento das tarefas, melhor aproveitamento do trabalho especializado, maior produtividade e melhor rendimento do funcionário, maior eficiência da organização, redução nos custos de produção.

- Especialização: Oriunda da teoria de Taylor, a teoria neoclássica adota estas colocações e passa a se preocupar com a especialização dos órgãos que compõe a estrutura organizacional.

-Hierarquia: A hierarquia representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os indivíduos da estrutura organizacional. A autoridade é alocada em posições (cargos) da organização e não em pessoas (equidade de autoridade para a mesma posição). A autoridade é aceita pelos subordinados (já que foi delegada pela organização).

A autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada (a autoridade máxima está no topo). Na teoria neoclássica, a autoridade é proporcional à responsabilidade.

- Amplitude Administrativa: Quanto maior a amplitude administrativa, mais subordinados pode um administrador supervisionar, isso achata a pirâmide hierárquica, assim os níveis hierárquicos ficam mais próximos e a base perto da cúpula, o que melhora as comunicações.

6. Quais são as vantagens e desvantagens da centralização?

Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização

As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa.

Tomadores de decisão situados no topo são geralmente mais bem treinados do que os que estão nosníveis mais baixos

As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.

Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais com a descentralização.

Certas funções – como compras –promovem maior especialização e aumento de habilidades com a centralização. As decisões são tomadas por administradores que estão distanciados dos fatos.

Tomadores de decisão situados no topo raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas.

Administradores nos níveis inferiores estão distanciados dos objetivos globais.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com