TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria "Recepção Da Telenovela - Uma Exploração Metodológica"

Ensaios: Teoria "Recepção Da Telenovela - Uma Exploração Metodológica". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

1) Biografia do Autor

A teórica Maria Immacolata Vassalo de Lopes tem uma vasta formação acadêmica, pois tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação também pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Florença, na Itália.

Maria Immacolata também é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva e metodologia da comunicação. Atualmente coordena o Centro de Estudos de Telenovela e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP.

Possuindo assim um currículo com projetos e cargos de grande importância, os quais comprovam sua experiência como estudiosa no ramo da comunicação. Criadora e coordenadora da rede de pesquisa internacional OBITEL - Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva e da rede de pesquisa OBITEL – Brasil. É também Presidente de IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2012-2015), Diretora de Matrizes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP, membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Já Foi representante da área de Comunicação no CNPQ (2004-2007), membro do Conselho Curador da INTERCOM como ex-presidente da entidade, membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais e publicou artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. Seus principais artigos são: “Campo profissional e mercados de trabalho em comunicação no estado de São Paulo em relações públicas e publicidade e propaganda”, “Recepção da telenovela brasileira: uma exploração metodológica” e “Interfaces da comunicação e cultura.”.

2) Indicar o período em que surge a teoria: ano e década.

A teoria de estudos de recepção começou na década de 80, na America Latina com a teoria de Martin-Barbero (1987), que serviu de inspiração para as demais desse segmento de pesquisa. E uma dessas teorias que se inspiraram na teoria de Martin Barbero foi a teoria “Recepção da telenovela – uma exploração metodológica” escrita por Maria Immacolata Vassalo de Lopes que foi publicada no final da década de 90, mais precisamente no ano de 1999.

3) Explicar quais foram os fatos históricos, sociais, econômicos e culturais marcantes dessa época.

No final da década de 80, enquanto Martin Barbero publicava sua teoria; no Brasil o povo começa a sair nas ruas exigindo as “Diretas Já”, que teve como consequência a eleição indireta de Tancredo Neves a presidência da república, porém ele acabou falecendo antes de tomar a posse, proporcionando assim que o seu vice, José Sarney, se tornasse o presidente do Brasil e isso marca o final da ditadura militar. Após isso, os territórios de Amapá e Roraima tornam-se estados brasileiros assim como também é criado o estado de Tocantins. Em 1987 nosso então presidente Jose Sarney, lança diversos Planos econômicos que tinham o objetivo de parar o aumento das inflações com a estagnação dos salários e aluguéis. Neste mesmo ano, o Brasil presencia uma das maiores tragédias de sua história, o acidente radiológico de Goiânia que matou vários moradores da cidade. Porem, em contrapartida a essa enorme tragédia, os brasileiros comemoraram uma grande vitória do basquete nacional no pan-americano de Indianápolis, essa vitória foi comandada pelo fantástico time brasileiro que tinha como destaque o cestinha Oscar Schmidt que derrotou - até aqui o melhor time da história -, a poderosa seleção dos EUA, mais conhecida como Dreamteam, e enquanto isso na televisão brasileira estreava “A Praça é Nossa”, no SBT. E era exibida na Rede Globo a primeira edição do “Criança Esperança”. Dentre esses fatos, também aconteceram duas coisas no norte do país que mudaram o pensamento de diversos brasileiros. Um desses fatos foi o surgimento de Chico Mendes que foi o grande desbravador da defesa do meio ambiente no Brasil, e o outro, foi a corrida do ouro em Serra Pelada, que deu a esperança da riqueza a diversos garimpeiros, transformando assim Serra Pelada num formigueiro humano.

Anos depois, no final da década de 90 quando Maria Immaculata pesquisava e publicava sua teoria, o Brasil vivia a depressão da derrota na copa de 98 e a alegria da inflação baixa, derivada do Plano Real. Esse Plano Real garantiu a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, que privatizou a maior empresa de exploração de minério do Brasil, a Vale do Rio Doce, que foi apenas uma entre outras empresas que foram privatizadas. Outro fato que Fernando Henrique Cardoso teve que enfrentar, foi o blecaute que atingiu 10 estados. E enquanto isso no mundo a fora, era fundada a gigante Google, o novo Windows 98 e as marcas de vídeo games Nintendo, Mega Drive e Playstation empresas que começavam a mudar o cotidiano de milhares de pessoas. E no entretenimento é lançado o primeiro filme da franquia Star Wars e também é publicado o primeiro livro da série Harry Potter.

4) Explicar como o teórico começou suas reflexões sobre comunicação de massa, e quais pesquisas ele realizou.

A teoria se deu a partir do momento que houve uma grande insatisfação com os estudos de comunicação e com suas relações com as demais ciências sociais e humanas. Complementarmente, foi se consolidando o propósito de fazer uma exploração multi-metodológica da teoria latino-americana das mediações, o que pode ser visto como uma resposta construtiva aquela dupla insatisfação. O projeto partiu de quatro propostas, que são verdadeiros desafios, e que foram articuladas num estudo de recepção de telenovela.

A primeira é a de constituir-se como projeto multidisciplinar. A segunda proposta do projeto é a construção de uma estratégia multi-metodológica dentro de um estudo de recepção. A terceira proposta, que também constituiu um desafio, foi realizar o que chamamos de estudo “compreensivo” de recepção de campo da comunicação. E, finalmente, a quarta proposta foi a eleição da telenovela como objeto de um estudo de recepção.

O universo pesquisado consistiu em quatro famílias de condições socioeconômicas distintas e pela telenovela "A Indomada".

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com