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Teoria Sociologica Classica

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Por:   •  7/3/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

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PENSAMANTOS SOBRE RELIÃO PARA: MARX, DURKHEIM E WEBER

MARX

A religião entra em cada individuo como uma forma de amenizar seu sofrimento, como intermediaria para sanar todas as dificuldades encontradas em cada individuo. A religião nada mais é do que a proibição do ser do homem no mundo ilusório, com ela o homem alimenta-se; A religião faz o sujeito purificado alcançando Deus sobre as nuvens e deixe dar se em conta que o céu esta sobre a terra, Marx admite que a religião é uma ilusão. Segundo Marx a religião nasce da convivência social e política perturbada dos homens, Marx chega à conclusão que a religião aliena o homem e ele precisa se desprender da mesma.

ÉMILE DURKHEIM

Durkheim tem um interesse pela religião por que ela articula rituais e símbolos que tem o efeito de criar entre indivíduos afinidades sentimentais que constituem a base de classificações e representações coletivas.

As cerimônias religiosas cumprem um papel importante ao colocarem a coletividade em movimento para sua celebração: elas aproximam os indivíduos multiplicam os contatos entre eles, torna-nos mais íntimos e por isso mesmo, o conteúdo das consciências mudas.

Ao tomar como objeto a religião, Durkheim tenta estabelecer que ela não suponha necessariamente a crença num Deus transcendente. Ela é antes de tudo "um sistema de crenças e de praticas" que vemos em ação tanto nas sociedades modernas quanto nas primitivas.

MAX WEBER

Weber acredita que a sociologia da religião deve ser buscada nas implicações de sua definição como instancia de racionalização: teórica, substantiva e formal.

Para Weber a religião, longe de estar referida a continuidade da racionalidade prática (Marx), enquanto racionalidade teórica e substantiva introduz de forma consistente um conteúdo ético que, tem o potencial para romper efetivamente, os modos de vidas e atitudes tradicionais.

Weber definiu a religião como um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a ultima razão de ser da vida e do mundo em que vivem e ao redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de papéis.

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