TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Sociológicas Do Filme América Proibida

Monografias: Teorias Sociológicas Do Filme América Proibida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia Criminal, e tem como principal objectivo a visualização e análise do filme “América Proíbida”, bem como a relação com as teorias de Hirschi, Merton, Sutherland e Becker.

O filme “América Proibida” fala-nos da história de um rapaz de uma família americana que com a morte do pai se tornou xenófobo arrastando o seu irmão para uma vida ligada aos Skinheads que era vivida única e exclusivamente com o objectivo de diferenciar as pessoas de raças diferentes. Com a morte de um individuo de raça negra, o personagem coabita com um individuo de raça negra começando a perceber os benefícios do multiculturalismo e mudando assim a sua maneira de pensar, começando a sua verdadeira luta à saída da prisão, tendo que mudar os seus velhos hábitos.

Quanto às teorias a estudar, abordamos as de Hirsh (que define factores que podem levar à prática do crime), Merton (prende-se com as características da sociedade do individuo e procura compreender de que maneira certas estruturas sociais exercem uma pressão tal sobre certas pessoas da sociedade que as fazem adotar uma atitude conformista – tem 5 tipos de adaptação individual para atingir o sucesso), Sutherland (prende-se com as questões de aprendizagem, aprendizagem esta que ocorre maioritariamente em grupo - tem 9 pressupostos) e Beker (o individuo criminoso é julgado como criminoso sem provas, ou seja, dá-se um rótulo a uma pessoa, mesmo que injustamente).

Breve Resumo

América Proibida conta a história de dois irmãos, Derek e Danny Vinyarc, filhos de um pai racista que desde cedo os educou segundo as suas querenças, alimentadas mais tarde pela morte do pai, onde os indivíduos que levam a sua morte são de raça negra. Após o incidente, vamos assistindo a subida de Derek à vice-liderança de um gang de bairro neonazi (Skinheads – D.O.C.), e Dnny vai assistindo a tudo, tendo o seu irmão como ídolo. O gang começa espalhar a sua onda de violência em Venice Beach, até culminar na noite em que Derek friamente mata dois indivídos afro-americanos, que lhe tentavam roubar a carrinha como forma de vingança pelos skinheads terem conseguido o campo de basquete só para eles.

Após este incidente Derek é condenado a três anos de prisão. Durante este período Derek muda radicalmente a sua atitude, desiludindo-se com o grupo de arianos que se encontravam na prisão por estes não seguirem a risca todos os idiais neonazis, como é o caso de os mesmos trocarem favores com gangs hispânicos. Posteriormente ele começa a simpatizar com um indevido de raça negra e terminam bons amigos. A quando da sua libertação ele tem um único objectivo: prevenir que o seu irmão Danny lhe siga as pisadas e “abrir-lhe os olhos”. Mas chega tarde de mais, e o seu irmão no final chega mesmo a ser morto, fruto da vingança de afro-americanos contra Derek.

Caracterização das Personagens

Derek Vinyard é a personagem principal no filme e é uma importante figura do gang Nazi “os Discípulos de Cristo” (D.O.C.). Ele é condenado a três anos de prisão por ter morto dois homens de raça negra. Durante a sua prisão, Derek faz amizade com um prisioneiro negro (Lamont), com quem trabalha na lavandaria da prisão. Depois do pai de Derek ser morto em serviço por um afro-americano, a visão de Derek da humanidade é alterada. Só quando esteve na prisão, descobriu que não há raças completamente perfeitas ou abomináveis. Assim, a sua tarefa depois de sair da prisão é convencer o irmão mais novo, Danny, a não seguir os seus ideiais. Derek é educado por uma serie de figuras e é, portanto, um caso em como as pessoas podem facilmente ser influenciadas por outras.

Danny Vinyard é o irmão mais novo de Derek , estudante da Venice Beach High. Ele idolatra o seu irmão e segue os ideais do grupo com quem Derek se relacionava antes da prisão, escrevendo um artigo sobre “Mein Kampf” de Adolf Hitler, com o objetivo de impressionar o irmão. Danny é facilmente influenciável e, portanto, segue os passos de Derek e a propaganda de Cameron e Seth. Contudo, após Derek lhe contar episódios da sua estadia na prisão, Danny quer alterar os seus ideais e crenças passadas, à semelhança do irmão.

Bob Sweeney, afro-americano, é o director da Venice Beach High e o anterior professor de história de Derek. Ele luta por Derek e Danny, recusando-se a desistir deles. Bob tornou-se o mentor de Derek enquanto este esteve detido, ajudando-o a pôr de lado as convicções do passado e a perceber que as suas acções influenciam o seu irmão mais novo em tudo aquilo que faz.

Seth Ryan é um neo-nazi fanático, sendo o melhor amigo de Derek, antes de este querer sair do gang DOC. É ser um exterminador, seguidor das crenças neo-nazis e é fortemente influenciado por Cameron (amigo de ambos). Seth acredita em tudo sem questionar o que é dito.

Murray é o namorado judeu da mãe de Derek. Devido à sua opinião sobre a discriminação racial e do seu passado, é expulso da casa Vinyard por Derek, após uma grande discussão.

Sequência evolutiva

O pai de Derek e Danny, Dennis Vinyard, era racista, tendo incutido as suas crenças nos filhos. Após a sua morte, em serviço, por um traficante de droga negro, Derek começou a desenvolver uma aversão às pessoas de raça, principalmente de raça negra.

Mais tarde, assumiu a vice-liderança de um gang neo-nazi, chegando a cometer crimes de puro vandalismo. Um exemplo ocorre quando Derek discursa convencendo os outros membros do gang a invadir um minimercado, pelo simples motivo de pertencer a um coreano e empregar indivíduos de raça negra, o que no seu entender era injusto pois havia pessoas da sua raça que deveriam estar empregadas no lugar deles.

Após travar alguns conflitos com indivíduos de cor que habitavam no seu bairro, no sentido de os expulsar de lá, três desses indivíduos preparavam-se para assaltar a carrinha de Derek, quando este surge e mata friamente dois deles (o terceiro conseguiu escapar). Quando a polícia surge, o mais velho dos irmãos Vinyard esboça um sorriso de satisfação, não mostrando qualquer arrependimento pelos seus atos. Foi então condenado a três anos de prisão.

Foi durante a sua estadia na prisão que percebeu que nem todos os indivíduos da sua raça seguiam fielmente as suas crenças neo-nazis, o que o levou a afastar-se deles e a aproximar-se de Lamont, um afro-americano que trabalhava consigo na lavandaria da prisão. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com