TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Seminário: Teoria da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  173 Visualizações

Objetivo:

Analisar o impacto que o impairment,, instituto que trata da redução ao valor recuperável de ativos (CPC-01/07), pode causar em alguns indicadores e se esse procedimento pode vir a ser uma estratégia com vistas a melhorar os indicadores das empresas.

Apresentar um caso real que demonstra o impacto do impairment.

Teoria Contábil com mais de dois séculos (Martins:2008);

1999 - IAS 36 (Impairment of Assets)

No Brasil, aproximadamente em 2007 introduzido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), publicação da Lei 11.638/07, reconhecimento emitido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Impairment = Deterioração – tradução literal

Segundo Silva:2006, impairment é o instrumento utilizado para adequar o ativo a sua real capacidade de retorno econômico.

Aplicado em ativos fixos (ativo imobilizado), ativos de vida útil indefinida (goodwill), ativos disponíveis para venda e investimentos em operações descontinuadas.

Externos - redução do valor de mercado de um ativo; significante mudança no ambiente tecnológico ou no mercado; relevante aumento das taxas de juros, levando a redução no retorno sobre o investimento e quando o valor contábil do patrimônio supera o valor de suas ações no mercado.

Internos- obsolescência evidente em ativos e ou danos físicos; planejamento de descontinuação ou reestruturação de um ativo e ainda desempenho econômico de um ativo menor que a expectativa indicada em relatórios internos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com