TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da evolução

Seminário: Teoria da evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

Nesta avaliação a distância, a linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

1) As discussões apresentadas pelo texto jornalístico “Bush apóia ensino da teoria do design inteligente”, evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentos são passíveis de análise à luz do quadro teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da “Lei dos Três Estágios”.

Neste sentido analise o texto abaixo a partir do quadro teórico de Comte e escreva um texto de 10 a 15 linhas, pautando-se sobre as seguintes ações: (3,0 pontos)

a) - Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador;

b) - Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo.

BUSH APÓIA ENSINO DA TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE

O presidente George W. Bush afirmou nesta terça-feira que as escolas dos Estados Unidos deveriam apresentar a seus alunos tanto a chamada teoria do design inteligente quanto a da evolução. A opinião foi dada durante uma entrevista coletiva.

Ele se recusou a dizer qual era a sua opinião pessoal sobre a origem da vida, mas afirmou que os estudantes deveriam aprender as duas teorias. "Acho que parte da educação é expor as pessoas a diferentes escolas de pensamento. Se você está me perguntando se as pessoas devem ou não ser expostas a idéias diferentes, a resposta é sim."

A teoria da evolução (ou evolucionismo) por meio da seleção natural, formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin (1809-1888) no século 19, é aceita, com pouquíssimas exceções, por todos os cientistas que estudam a origem da vida. Segundo ela, a competição entre moléculas orgânicas (como o DNA) e, mais tarde, entre seres vivos unicelulares, ajudada por modificações ao acaso neles, teria sido capaz de gerar toda a complexidade da vida presente hoje, sem intervenção direta de um criador.

Já os proponentes do design inteligente (ou criacionismo) argumentam que diversas estruturas dos seres vivos são tão complicadas e compostas de partes numerosas que a seleção natural jamais conseguiria "montá-las" sozinha.

Segundo eles, tais estruturas seriam indícios de uma inteligência --o "designer" ou projetista-- que as teria criado. Eles negam que esse "designer" seja necessariamente o Deus das grandes religiões. Mesmo assim, muitos cristãos conservadores (eleitores importantes de Bush) defendem a idéia.

A União Geofísica Americana criticou as declarações de Bush. Em comunicado, o órgão científico disse que o presidente colocava em risco a educação das crianças dos EUA.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13542.shtml

Segundo Augusto Comte a evolução de cada fase da vida do indivíduo é percebida por um estágio, onde se compreendem os estados teológico, metafísico e por último, o positivo. Para o pensador, a primeira lei é explicada pelos agentes naturais, ou seja, o ser humano busca explicar alguns fenômenos através de Deus. Já o segundo estágio, o metafísico, mostra-se ser mais racional e avançado que o primeiro, pois apesar de suas teorias abstratas, não cultuam deuses míticos. Por fim, o estágio positivo busca explicação dos fatos através de dados vinculados a uma observação real, superando assim os estágios anteriores.

As teorias do design inteligente, bem como da evolução, que segundo George W. Bush devem ser ensinadas aos estudantes para que estes sejam expostos a ideias diferentes, podem ser comparadas aos estágios de Comte, pois a teoria da evolução de Darwin pode ser relacionada ao estado positivo, uma vez que sua teoria evolutiva foi baseada em experimentações e o criacionismo ao estágio teológico que por sua vez adota a Bíblia para explicar a criação do homem.

2)As reflexões acerca das relações humanas em grupo nos remetem à Antiguidade, quando as primeiras tentativas de compreender os fenômenos sociais baseavam-se na imaginação e especulação míticas. No entanto, o estudo sistemático de caráter científico só foi desenvolvido a partir do século XIX configurando neste contexto duas escolas clássicas da Sociologia: a estrutural-funcionalista ou positivista e a histórico-crítica. Desta forma, com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica:

a) Escolha e Descreva um dos conceitos idealizados por Karl Marx (0,5 pontos).

Karl Marx considerava que o Estado era o instrumento no qual uma classe dominava e explorava a outra. De um lado havia a classe exploradora que se valia da força do trabalhador e de outro lado estavam os assalariados, os quais não possuíam a propriedade, os proletariados. Resumindo, Marx observou que os indivíduos agiam para satisfazer seus interesses, pois eram egoístas.

b) Pesquise na internet, jornais ou revistas, uma evidência (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirme o conceito descrito. Reproduza por meio de (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc) a evidência encontrada na pesquisa e cite a fonte pesquisada, obedecendo as normas acadêmicas constantes na ABNT. (2,0 ponto).

Fonte:http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/revolucao-industrial/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com