TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão

Tese: Teoria da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 16

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

O objetivo geral deste artigo foi discorrer sobre as Teorias da Administração, a qual utilizou como método de pesquisa a pesquisa bibliográfica. Sabe-se que a administração é o procedimento de adotar, alcançar e obter atos que empregam recursos para obterem objetivos. No entanto, é um método de esquematizar, preparar, comandar e controlar os afazeres dos componentes da organização e empregar todos os recursos organizacionais disponíveis para conseguir objetivos organizacionais decididos. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Administração; Empresas; Evolução social.

ABSTRACT

The aim of this paper was to address the Theories of Administration, which used as a research method to literature. It is known that the administration is the procedure to adopt, to achieve and get acts that employ resources to achieve goals. However, it is a method of laying out, prepare to command and control the affairs of the components of the organization and employ all available organizational resources to achieve organizational objectives determined. The methodology used for this research was a literature search.

Keywords: Administration, Business, Social evolution.

1. INTRODUÇÃO

O atual artigo apresenta-se o tema Teorias da Administração. O qual é o procedimento de trabalhar com pessoas e recursos para alcançar objetivos organizacionais, de forma competente e eficaz.

Sabe-se que em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exatas, humanas ou biológica, é de vital valor o estudo investigativo dos primeiros pensadores de certo contexto, assim como de suas relativas teorias, princípios, fórmulas, já que os estudos destes pioneiros são o embasamento estrutural do conhecimento moderno e o degrau inicial de ajuda para que novos pesquisadores amparem nestas teorias e propuserem outras mais avançadas e apropriadas ao assunto atualizado.

Administração é o ato de trabalhar com e por meio de indivíduos para desempenhar os desígnios tanto da organização quanto de seus componentes. Têm três aspectos chaves que precisam ser marcados nesta acepção: apresenta maior destaque ao componente humano na organização, enfoca a atenção nos efeitos a serem obtidos, isto é nos desígnios em vez de nas atividades, abrangeu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus componentes precisa ser unificada à realização dos objetivos organizacionais.

A pesquisa foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas e artigos via internet.

2. DESENVOLVIMENTO

A administração trata-se de uma história atual, com progresso vagaroso e que iniciou somente na metade do século XX. A história da Administração foi influenciada por diversos fatores que delinearemos a seguir:

Influência dos Filósofos de acordo com Chiavenato (2000), surge desde os tempos da antigüidade e proporcionou suas primeiras acepções a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates Platão e Aristóteles. Vários princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle passaram a existir através dos pensamentos filosóficos da época.

A administração teve a total influência da Igreja Católica que no decorrer de vários séculos as normas administrativas e a organização pública estavam a responsabilidade da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.). Existia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e lideradas por um único indivíduo – o Papa – e que, bem-sucedida conveio de modelo para várias organizações. (CHEIAVENATO, 2000)

Silva (2008) descreve que a influência da Organização Militar do mesmo modo influenciou o surgimento das Teorias da Administração. Procedem da organização militar daquele período: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrentes destes princípios aparecem ainda à centralização do comando e a descentralização da execução, o que compõe um exemplo muito usado em outras organizações. Outra grande ajuda foi o princípio de direção, conexa ao soldado (na corporação, ao funcionário) e a sua consciência sobre as suas tarefas.

Influência da Revolução Industrial teve sua grande participação e influência na teorias da administração, pois a mesma teve a capacidade de evidenciar o contexto completo para aplicar as primeiras Teorias da Administração, sendo este respaldado nos progressos tecnológicos nos métodos de produção obtidos até então, o da divisão do trabalho. Ele avigorou a importância do planejamento e da organização dentro dos desempenhos da administração. Teve-se também a Influência dos Economistas Liberais: Aparece o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Adam Smith funda a economia clássica, com ponto principal regressado para competição (MOTTA; VASCONCELOS, 2004).

Dando continuidade com a Influência dos Pioneiros e Empreendedores, Megginson (2000) caracteriza-se como a concretização das condições indispensáveis para o aparecimento das novas teorias administrativas o crescimento da preocupação com o consumo direto, aparecimento do ramo de bens inflexíveis, preocupação com as vendas (marketing de hoje), progresso da organização do tipo funcional, preocupação com os meios de diminuição de gastos. Em um determinado momento, aparece a empresa unificada e multidepartamental.

De acordo com Chiavenato (2000) atingimos a questão onde o empreendedorismo se presta com a ausência de organização, onde ocorreu um grande progresso tecnológico e atentou-se para o valor da pesquisa.

A aprendizagem adquirida pelo nosso grupo em relação ao conteúdo foi extrema importância. Foi possível verificar que quem foi que impulsionou a criação da administração e de suas teorias, os conceitos básicos de como cada administrador deve se comportar e as facilidades e dificuldades que existem dentro da administração.

No entanto, referente a história da riqueza do Homem. De Leo Huberman. A presente resenha visa como um todo fazer a analise da segunda parte da obra de Leo Huberman. Nela esta contida de forma sucinta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com