TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das organizações

Seminário: Teoria das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Administrar envolve Arte, Técnica e Ciência. A arte porque requer elegância ,beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade. A técnica porque requer uso de o uso de ferramentas concretas e conceituais, e a ciência porque se fundamenta em teorias, idéias, conceito.

3. As teorias das organizações:

Cada teoria é criada de acordo com a capacidade de explicar e solucionar problemas e promover uma base para se planejar. Que visam a facilitar a realização dos objetivos e variavelmente validas na medida em que isso ocorrer.

Cada teoria propôs soluções a preocupações e as relações econômicas e sociais da época em que foram formulados>Muitas teorias ainda se encontram vigente , e com isso foram formulados novas teorias que abordam conceitos que naquela época que possivelmente não existia. Sendo assim e possível tomar decisões mais estratégicas.

Cada teoria tem um foco diferenciado tais como: técnicos, regras, hierarquia, estrutura organizacional e responsabilidade dos administradores (mecanicista).

* Bem estar e comportamental (Comportamentais)

* Organização interação com o ambiente externo (enfoque sistêmico)

. Escola da Administração Cientifica

Teoria baseada na divisão das tarefas elementares e praticamente indivisíveis e na especialização das pessoas na execução dessas tarefas iniciado por Frederick Winslow Taylor.

Henry Gantt Frank e Lilian Gulbreth, Henry Ford a mesma linha de Taylor. Se Baseavam em princípios nos operários, que eram pouco instruídos, deveriam executar a mesma tarefas, à ponto de memorizar e se tornar mais ágil.

O taylorismo caracteriza-se por uma alta desumanização do trabalho, pois sua lógica e a do trabalho rápido, rotineiro e monótono.

Um dos trabalhos conhecidos de Taylor foi para a Simond Rolling Machine Company jornada foi reduzida de 10

para 8 horas, descanso, remuneração. Com isso veio a satisfação dos trabalhadores. Com o aumento de produtividade e salários, operários e sindicatos começaram a se opor abordagem de Taylor, temendo que, se trabalhassem com mais intensidade e rapidez causariam demissões. O fato de trabalhadores em organizações que adotaram o método de Taylor ter sido despedido aumentou esse temor.

Está escola atendia às necessidades do final do século XIX e inicio do XX nos países desenvolvidos, uma vez que a indústria se expandia rapidamente, empregando pessoal com baixo nível de qualificação, sendo a maioria oriunda da zona rural.

A medida que as pessoas foram se qualificando e as disponibilidades de capital e de tecnologia aumentaram, seus princípios começaram a se tornar cada vez menos importantes para as novas necessidades.

5. A escola Clássica

Ênfase à maneira correta de se estabelecer a estrutura organizacional e a responsabilidade dos administradores.

Separar as funções do administrador das funções dos que não têm subordinados e são responsáveis pela execução das atividades. Fayol identificou, enumerou e definiu cada uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com