TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Exames: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  2.955 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)

A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando em que ela seja aplicada.

1.1 Organizações

Todas as instituições que compõem a sociedade moderna não vivem ao acaso. Elas precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas organizações. Todas as organizações são constituídas de: recursos humanos e recursos não humanos, isto é, recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, entre outros. Toda produção de bens e serviços é realizada dentro de organizações.

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: de tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.

Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.

1.1.1 O que é uma organização

O conceito de organização é muito diversificado, dependendo não só do autor que a estuda, da época em que o autor viveu e como ele a estudou, como também dos objetivos pelos quais a organização foi concebida.

Por exemplo: para O´Brien (1994), organização é um sistema sociotécnico; para Alter (1992), as organizações são sistemas próprios, um conjunto de componentes que interagem e que operam com vistas a alcançar alguns objetivos.

Como não é nosso objetivo aprofundar o estudo das organizações nesse curso, vamos considerar a seguinte definição:

Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na

busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Relembrando: as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.

Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.

1.1.2 Tipos de organizações

Basicamente, existem dois tipos de organizações: as não lucrativas e as lucrativas.

Organizações não lucrativas (non-profit organizations)

São as organizações cujos propósitos ou objetivos são de natureza social, isto é, prestação de serviços, segurança, entre outros. Essas instituições não visam ao lucro, mas contabilizam seus resultados sob o ponto de vista social e pelo “bem” que realizam para a sociedade. Em geral, elas vivem de verbas governamentais e/ou doações da própria sociedade.

Como exemplos, podemos elencar: Exército, Marinha, Força Aérea; polícias federais, estaduais e municipais, militares ou civis; igrejas de quaisquer credos; ONGs - organizações não governamentais; grupos de escoteiros; instituições beneficentes; hospitais públicos; fundações; clubes recreativos, associativos, entre outros.

Organizações lucrativas

Essas organizações são comumente denominadas por empresas na verdadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com