TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Caracteristicas marcantes das Teorias propostas pelos precursores da administração, especialmente Frederick W. Taylor, evidenciando os princípios e contribuições que suas propostas possibilitaram as empresas daquela época.

O modelo de gestão que a Escola Clássica (Taylor) introduziu é o do sistema fechado, em que o homem é concebido como máquina, puramente racional, calculista. Naquela época, procurando maximizar a produção, Taylor desenvolveu um critério que separava os operários por especialização e selecionava o que fosse adequado para uma única e específica tarefa. O operário não poderia pensar ou sugerir qualquer mudança, apenas executá-la. Quem trabalhava mais, consequentemente ganhava mais. Ainda hoje temos exemplos de algumas empresas que utilizam o método proposto por Taylor como é o caso das montadoras de veículos que tem a especialização do serviço, dos trabalhos pagos exclusivamente por comissão, dentre outros em que o funcionário trabalha mais, ou seja, faz mais para que ganhe mais, e sua motivação será o pouco rendimento que aumenta devido o grande esforço de trabalho.

Taylor estabeleceu que toda a operação fabril deveria ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo. Esse estudo permitiu uma maior especialização das atividades e uma maior adequação de cada operário à sua atividade. As normas de atuação no trabalho passaram a ser mais claras e detalhadas e o empregador obteve maior controle sobre o desempenho do operário. Todas as atividades eram divididas em tarefas e ensinadas aos empregados, surgindo então a idéia de treinamento.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1786703-teoria-estudo-tempos-modernos-taylor/#ixzz21Ahw4B8J

Taylor começou seu estudo a respeito da administração das empresas porque percebeu que: O crescimento acelerado e desorganizado das empresas ocasionava uma gradativa complexidade e desorganização nas empresas. Também porque A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de obter o melhor lucro possível de seus recursos.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/taylor-fayol-e-ford/36825/

Taylor implantou em seus estudos da administração, que as empresas necessitavam ter a Organização Racional do Trabalho em que o operário aprendia tudo no trabalho através da observação do seu companheiro vizinho, assim como também implantou a análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a divisão do trabalho e a especialização do operário, o desenho de cargos e tarefas, a rotinização do trabalho, os incentivos salariais e prêmios de produção, o tempo padrão de serviço, a criação de riquezas, a supervisão funcional, etc.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com