TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Contabilidade

Ensaios: Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  361 Visualizações

Etapa 1- Passo1

Origem da Contabilidade

Por se tratar de um sistema de informação e avaliação, que visa o provimento de demonstração e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, aos seus usuários, a contabilidade permite que seus usuários avaliem a situação financeira e econômica e que haja interferência em suas tendências futuras.

Com base nesses objetivos, a contabilidade contribui para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. A contabilidade deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.

Seus usuários são: pessoas físicas ou jurídicas, sendo eles preferenciais ou externos (acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e/ou integrantes de mercado de capitais) ou secundários (administradores de entidade ou Fisco).

Suas principais informações são: de natureza econômica (demonstração de resultado do exercício, capital e patrimônio); de natureza financeira (fluxos de caixa, capital de giro, etc); de natureza física (quantidades geradas de produção ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, etc.); de natureza de produtividade (misto de financeiros e físicos, como: receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc.).

Sendo uma ciência social em suas finalidades as avaliações do progresso das entidades, reconhece a posição de rentabilidade e financeira, auxiliando assim seus usuários a aumentarem suas riquezas. Como metodologia, há muitas subjetividades e incertezas, oriundas do próprio ambiente social e econômico. Quantitativa, pois materializa-se através da equação patrimonial básica (ATIVO=PASSIVO+PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

...