TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Filosóficas Que Influenciaram A Profissão

Artigo: Teorias Filosóficas Que Influenciaram A Profissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

• ATIVIDADE RELACIONADA À AULA 01, 02, 03 E 04

01) REALIZAR UM RESUMO DA AULA 01 (MINIMO 02 PÁGINAS COMPLETAS)

Sessão 1 – Teorias filosóficas que influenciaram a profissão

Essa disciplina mostra o estudo das correntes filosóficas que servem de base para o fundamento da profissão, e em seu desenvolvimento no Brasil, são elas:

Neotomismo: É uma corrente filosófica que surgiu no século XIX, com o objetivo de reviver a filosofia de Santo Tomás de Aquino, do século XIII, a fim de se atender aos problemas contemporâneos.

Tomismo: O tomismo é a doutrina filosófica cristã elaborada pelo dominicano Tomás de Aquino, estudioso do filósofo grego Aristóteles. Se resume ao esclarecimento das relações entre a verdade revelada, e a filosofia, entre a fé e a razão.

Funcionalismo: Como o nome mesmo já diz, é explicar como as funções realizadas por instituições e suas conseqüências para a sociedade como um todo.

Positivismo: É uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. |É um conceito que possui distintos significados, e como o nome mesmo já diz, se baseia em dados concretos e positivos.

Fenomenologia: É aquilo que se apresenta, ou se mostra, e logos – explicação ou também estudo. Afirma a importância dos fenômenos da consciência, que devem ser estudados em si mesmos.

Materialismo Histórico-Dialético: É uma concepção filosófica que defende o ambiente, o organismo e fenômenos físicos.

O Serviço Social estava ligado ao Estado e a Igreja por meio das instituições que começaram a empregar os assistentes sociais. A Igreja Católica colaborou para a formação das escolas de Serviço Social, exercendo um trabalho social de evidentes efeitos políticos.

Geralmente, a maioria das pessoas que ocuparam as vagas, foram do sexo feminino, tanto nas escolas de Serviço Social, quanto nos cargos das classes dominantes apoiados pela hierarquia da Igreja.

Predominava nessa fase, a influência do Neotomismo e dos documentos papais como a Rerum Novarum e Quadragésimo Ano.

O conceito de “Práxis”, como agir individual e socialmente, está no centro de toda a filosofia inaugurada por Karl Marx e pelo seu modo de abordar os problemas da produção e da Ciência.

Aprendi nessa aula que as correntes filosóficas estão presentes no Serviço Social desde que ele foi trazido para o Brasil em 1936, e com o passar dos anos continuam muito vivas nos fundamentos da profissão, e estão sendo estudadas e aprimoradas.

Vimos também o quanto Santo Tomás de Aquino, Aristóteles, Karl Marx e Gramsci dentre outros foram de suma importância para o Serviço Social. A filosofia contribui muito para o Serviço Social; A teoria da filosofia de Praxis é que a estrutura deve ser concebida historicamente como conjunto das relações sociais e que os homens devem ser mover e agir.

A unidade entre teoria e prática, é um trabalho a ser realizado pelos intelectuais, que se organizam, dirigem e instruem as outras pessoas para que as mesmas se enturmem e ajudem. Ajudar é fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com