TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Mediacionais

Casos: Teorias Mediacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Verificou-se que o conhecimento investigado e explicitado sobre teorias de aprendizagem foi limitado aos autores e aos conceitos mais amplamente difundidos, entre eles Piaget e Vygotsky, identificados como cognitivistas.

Como dito anteriormente, a teoria cognitivista, no Brasil, tem sido difundida e aceita amplamente nos discursos e práticas educativas no Ensino de Ciências, a partir das décadas de 70/80, inclusive nos cursos de formação de professores ( Menezes, 1996)

No entanto, mesmo conceitos relacionados a Piaget e a Ausubel, um autor reconhecido como importante representante do cognitivismo, não foram identificados corretamente pelos participantes.

Pode-se indagar se o conhecimento dos professores sobre a teoria de Jean Piaget não é superficial e se, por isto, não está sendo prejudicada a discussão de pontos da teoria que são extremamente importantes para que o processo de aprendizagem ocorra com sucesso. Pode-se, ainda, entender que isto não ocorre apenas com a teoria de Piaget, já que com as idéias de Vigotsky parece que o mesmo pode ocorrer.

È preciso ressaltar que os professores que indicaram maior contato com as teorias da aprendizagem ( em momentos e locais diferenciados) obtiveram maior número de acertos no questionário, o que nos indica a necessidade dos professores terem contato com esses conhecimentos .

Outro dado relevante refere-se ao fato de que esse contato não foi relacionado à graduação, ou seja, ao processo de formação inicial dos participantes, o que nos remete à reflexão urgente sobre conteúdos e estratégias de ensino adotados nos cursos de formação de professores .

Uma outra questão a ser analisada é a relação entre conhecimentos teóricos e prática. A dificuldade no reconhecimento da teoria enquanto instrumento de análise, compreensão e intervenção na realidade foi explicitada nas respostas dos participantes, que se referiram à aplicação dos conhecimentos teóricos, sem referências à responsabilidade de posicionamento perante elas, em função do reconhecimento de concepções de homem envolvidas nas teorias de aprendizagem.

Considerações finais

As teorias da aprendizagem, de um modo geral, em cursos de formação inicial, no Brasil, são abordadas por disciplinas relacionadas à Psicologia, mas considera-se que este conteúdo permeia várias disciplinas (Didática, Prática, Instrumentação, entre outras), fundamentando a análise da realidade educativa.

Entende-se, ainda, que os cursos de formação inicial, no tratamento de conteúdos relacionados às teorias de aprendizagem, não possibilitam ao futuro professor a construção de uma postura profissional clara, já que as teorias da aprendizagem, abordadas nesses cursos parecem ser descontextualizadas e desarticuladas, não promovendo no professor a reflexão crítica que possibilitaria um posicionamento consciente com relação às diversas concepções e o reconhecimento de implicações políticas e ideológicas implícitas nas diversas concepções de aprendizagem e, conseqüentemente, nos processos de ensino.

É muito comum entre os docentes e outros profissionais da área da educação, a discussão sobre a teoria de aprendizagem que melhor desempenha a função de ensinar, resultando em críticas severas àquelas teorias com cunho associacionista e elogios exaltados às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com