TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da globalização

Tese: Teorias da globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da globalização

1. O primeiro momento surge com a necessidade mais do que urgente de mudanças, a partir da organização de estados nacionais, foi instaurado o trabalho livre e a mercantilização da produção. E isso só foi possível com a dissolução de instituições pré-capitalistas de produção e organização territorial. Esse período foi de grande acumulação de riqueza e de êxito para a burguesia como classe dominante.

O segundo momento corresponde à industrialização e a um processo mais efetivo de implantação do capitalismo no mundo, por meio de estreitas relações internacionais de dependência política e econômica que submetem as nações a centros hegemônicos, caracterizando o que conhecido como imperialismo. O capitalismo derrama-se por todo o mundo. A economia entra em um estágio de produção ampliada e se torna altamente planificada. A tecnologia passa a desempenhar um papel cada vez mais importante.

O terceiro momento é o que corresponde à globalização. Os modelos alternativos ao capitalismo, em especial o mundo comunista, entram em decadência, há um processo de enfraquecimento dos Estados Nacionais e os nacionalismos. Formam-se organismos internacionais para a administração(controle) econômica, social e política como a ONU, FMI e o BIRD. O desenvolvimento econômico atinge proporções inimagináveis até então, e com isso gera impacto na evolução da ciência e da tecnologia.

2. A pós-modernidade foi criada no campo das artes visuais e da arquitetura, e procurava designar uma postura de ruptura com tudo que caracterizou a produção artística da Modernidade, viabilizando e institucionalizando o mercado da arte.

A pós-modernidade passou a ser identificada com fatores que deveriam estar, antes de tudo, na sua gênese: a emergência da informática nas relações econômicas, na produção e comunicação entre pessoas; a queda do comunismo e o fim da produção industrial de massa e também o desencanto generalizado relacionado às expectativas de ideais da ciência moderna e da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com