TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese básica e pensamento moderno. Nietzsche

Projeto de pesquisa: Tese básica e pensamento moderno. Nietzsche. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Cap I : Introdução ...................................................................pag 2

Cap II: Nietzsche.....................................................................pag 3

Cap III: Sartre..........................................................................pag 4

Cap IV: Kant............................................................................pag 5

Cap V: Montesquieu................................................................pag 7

Cap VI: Conclusão………………………………………………pag 8

Cap VII: Bibliografia.................................................................pag 8 

Introdução

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofos como Kant, Sartre, Nietzsche e Montesquieu representam a filosofia de forma significativa. Seus pensamentos filosóficos trouxeram importantes esclarecimentos sobre o homem e a sociedade que -vivenciamos. No primeiro capitulo será abordado às teses de Nietzsche e a colaboração de seus ensinamentos para o pensamento moderno. Nos seguintes capítulos entenderemos as teses de Sartre, Kant e Montesquieu.

Nietzsche

Nascido na Prússia, Alemanha atual, em plena Era do Modernismo Filosófico e Artístico, Nietzsche foi um dos Pensadores mais polêmicos, influentes e originais dos últimos tempos. Sua obra tem inicio com as reflexões que fez sobre a Cultura na Grécia Clássica e esse mote orientou, direta ou indiretamente, o restante de seu Ideário.

Teses principais e pensamento contemporâneo

A principal contribuição filosófica de Nietzsche é o conceito da “vontade de potência”. Baseado nas ideias de Schopenhaeur e dos gregos antigos, ele concluiu que a humanidade é impelida por um desejo de potência que se modifica ao longo dos séculos. Nietzsche diz que o que a humanidade fazia antes por amor a Deus ela o faz agora por amor ao dinheiro. Para ele, o cristianismo foi uma perversão dessa vontade, já que suas ideias de humildade, amor fraterno e compaixão significam o oposto desse desejo. Ao aplicar a vontade de potência na análise da motivação humana, Nietzsche mostra que atos que parecem nobres ou louváveis não passam de atitudes decadentes ou doentias. Outro importante e famoso conceito desenvolvido por Nietzsche é o do super-homem. Representado pela figura de Zaratustra, ele prega a destruição dos valores cristãos. Num mundo sem Deus, cada indivíduo deve forjar seus próprios valores com total liberdade, já que seus atos não estarão sujeitos a qualquer sanção divina ou de outra natureza. Segundo Nietzsche, “o objetivo da humanidade não pode residir em seu fim, mas em seus espécimes mais elevados”.

Um pensamento desenvolvido por Nietzsche foi o do eterno retorno, que segundo ele seria a fórmula para a grandeza de um ser humano. Para isso, deveríamos agir como se a vida que vivemos continuasse a se repetir para sempre. Assim, cada momento terá de ser revivido repetidas vezes eternamente. Trata-se, na verdade, de uma exortação para que vivamos nossas vidas ao máximo. Mas, do ponto de vista filosófico ou moral, o eterno retorno torna-se sem sentido, uma vez que se tivermos lembranças dessas vidas recorrentes certamente faríamos mudanças, e se não tivermos, elas são irrelevantes. A grande força do conceito de eterno retorno é mais poética do que filosófica.

Dentre suas contribuições para o pensamento moderno pode-se dizer que as principais foram a sua análise às categorias e estruturas unificadoras de pensamento filosófico (Ser, Verdade, Unidade, etc), as quais se prestam a criar falsas ilusões de poder sobre a realidade e a sua critica ao conceito de Homem, que considera ser uma ficção com a qual se pretende ocultar a diversidade de vontades e consciências individuais.

Jean Paul Sartre

Foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

Teses principais e pensamento contemporâneo

Maior expoente do existencialismo no pós-guerra, Sartre ensinou que a liberdade humana é total, exigindo que assumamos a responsabilidade pelo que fazemos e por quem nos tornamos. Para Sartre, é através de nossas escolhas e ações que nos criamos livremente, mas enfrentar a responsabilidade que isso acarreta tem seu preço psicológico. A "náusea" do título de seu primeiro romance refere-se à ação patológica do herói, Roquentin, à realidade de sua própria liberdade e à sua busca de significado num mundo de coisas que lhe é radicalmente indiferente. Em O ser e o nada, Sartre explorou mais nosso ser-no-mundo, denunciando a má-fé - nossa tendência de nos enganarmos, com a qual as pessoas tendem a se esquivar da responsabilidade por suas ações.

Suas teorias sobre a condição da liberdade humana faz-se necessário rever o tema à luz do pensamento contemporâneo, tendo como referência o Existencialismo é um humanismo, no qual ele descreve o homem como tema central de sua existência, ou seja, “o homem é, antes de mais nada, um projeto que se vive subjetivamente”.

Immanuel Kant

Kant caracterizou suas obras como uma ponte entre as tradições racionalista e empirista do século XVIII, e sua revolução na teoria do conhecimento e metafísica talvez seja o desenvolvimento filosófico mais importante dos tempos modernos. Mas sua influência nas áreas da filosofia da religião, ética e estética foi igualmente profunda.

Teses principais e pensamento contemporâneo

O primeiro problema que Kant enfrentou foi descobrir como fazer descobertas positivas sobre o que se situa além da experiência humana. Foi estimulado pela insistência cética de Hume de que o conhecimento sobre o mundo requer experiência sensorial - que é impossível estender nosso conhecimento apenas usando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com