TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO MODERNO

Dissertações: O PENSAMENTO MODERNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  3.083 Visualizações

Página 1 de 9

• TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA

• RENÉ DESCARTES E O RACIONALISMO

• JOHN LOCKE E O EMPIRISMO

• IMMANUEL KANT E O MOVIMENTO ILUMINISTA

TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA

No sec. XIV, no final do período medieval, o pensamento muda novamente e surgem outras formas de pensar, agora se defende a separação radical entre a razão e a fé, entre Filosofia e Teologia.

O homem e seus atributos de liberdade e razão passam a ser importantes novamente, e não apenas o mundo divino. Nas artes, predominam os temas pagãos, afastados da temática religiosa. Valoriza-se o corpo e a dignidade humana.

Podemos localizar a Modernidade entre 1453 (séc. XV) - data da tomada de Constantinopla, até 1789 (séc. XVIII) - no início da Revolução Francesa.

NOVO TEMPO E NOVO MUNDO: IDADE MODERNA, RENASCIMENTO E REFORMA

Choque de mentalidades

O conjunto de atitudes do homem moderno contrapunha-se à mentalidade medieval influenciada pelo pensamento contemplativo e submisso às verdades da fé. O homem moderno buscava não somente conhecer a realidade, mas exercer controle sobre ela. Ele queria descobrir as leis que regem os fenômenos naturais. O objetivo era prever para prover.

Ameaças à nova mentalidade

A transição para a mentalidade científica moderna não foi um processo súbito, tranquilo e sem resistências.A Igreja não aceitava as transformações e por isso castigava pensadores da época (Tribunal da Inquisição) e organizando listas de livros proibidos (o Index). A teoria heliocêntrica: atingia a concepção cristã de que o homem é o ser supremo da criação e a terra perderia o privilégio de ser o centro. A natureza e o universo passariam a ser concebidos a partir de um novo paradigma baseado tanto na observação quanto na representação matemática. Essa mudança passou a ser vista como uma ameaça aos dogmas da Igreja.

Tribunal da Inquisição

Fonte: (GOOGLE..., 2012)

Novos valores, novas ideias propostas pela burguesia

• Em vez de um mundo centrado em Deus, (teocêntrico), um mundo centrado no homem (antropocêntrico). Trata-se da valorização da obra humana;

• Em vez de um mundo centrado na fé (verdades reveladas), um mundo explicado pelas operações racionais (verdades estabelecidas pela razão). Isso levou a um desenvolvimento do Racionalismoe de uma filosofia laica (não religiosa);

• Em vez da ênfase no ideal da cristandade, um mundo marcado pela individualidade.

Observe a imagem. Veja como o homem afasta a mão da mão de Deus

Michelangelo, A criação de Adão, detalhe do teto da Capela Sistina, Vaticano 1483

Fonte: (CREATION..., 2012)

Este sentimento de auto-suficiência do ser humano foi um dos fatores que provocou o surgimento do humanismo.

MAS O QUE É HUMANISMO?

Surge na Idade Média como uma corrente filosófica que foi marcada pela transição do pensamento religioso e oposição ao mesmo. Alimentou o interesse pela investigação da natureza, estimulou a admiração pela razão e pela beleza, características presentes na cultura grega e romana, o que serviu de sustentação para o surgimento do Renascimento artístico e científico dos séculos XV e XVI.

As três mudanças mais significativas da modernidade são: a descoberta da América, o Renascimento e a Reforma.

1. A descoberta do Novo Mundo - Um fator importante, que levou a mudança do pensamento moderno, foi a descoberta do Novo Mundo, pois revelou a falsidade e fragilidade da geografia antiga, o desconhecimento da flora e fauna encontradas. Revelou também a falta de conhecimento de outros povos e culturas.

2. O RENASCIMENTO - REVALORIZAÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA

3.

4. Movimento cultural (séculos XV e XVI), que criaria a base conceitual e de valores que permitiria a valorização da razão e da ciência no século XVII. Inspirou-se no humanismo, que defendia o estudo da cultura greco-romana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem e de seus atributos como: a razãoe a liberdade. Propiciou o desenvolvimento de uma mentalidade racionalista voltada para a observação e a investigação dos problemas do mundo.

5. O Homem vitruviano

6.

7. Fonte: (HOMEM..., 2012)

8.

9. 3. O movimento da Reforma - Iniciada no século XVI, a Reforma Protestante foi um movimento que visou reformar a Igreja Católica Romana, e que terminou por originar as Igrejas protestantes. O monge alemão Martinho Lutero foi o iniciador desse processo histórico e fundador do Luteranismo.

10.

11. A credibilidade da Igreja Católica estava em queda desde a Idade Média. Havia muita preocupação do clero com luxo e bens materiais. As regras religiosas estavam sendo desrespeitadas, principalmente no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com