TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thalita Katarina Decome Poker

Resenha: Thalita Katarina Decome Poker. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Thalita Catarina Decome Poker

ZUCATO, Luis; WELLE, Iara; SILVA, Tânia Nunes da. (2012) Cadeia Reversa de Óleo de Cozinha: Coordenação, Estrutura e Aspectos Relacionais. Rev. adm. empres. [online]. 2013, vol.53, n.5 [cited 2013-12-13], pp. 442-453 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902013000500003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0034-7590. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000500003.

O artigo Cadeira Reversa de Óleo de Cozinha: Coordenação, Estrutura e Aspectos Relacionais (2012) têm por objetivo verificar como se estrutura e é coordenada uma cadeia de suprimentos reversa, tendo como objeto de estudo a coleta de óleo de cozinha utilizada. Considerando que resíduo de óleo é um agente poluidor quando descartado de forma inadequada, podendo causar desequilíbrio no meio ambiente, a abordagem da cadeia de suprimentos reversos pode ser uma alternativa esta questão.

As cadeias de suprimentos tem na sua estrutura organizações que no seu funcionamento compõem um todo á partir de uma rede de colaboração na qual cada organização tem o seu papel e funciona de modo interdependente. A coordenação se faz necessária para que a atuação dos atores em rede seja de modo estratégico e alinhado, de modo a manter a interdependência;

Para articular sobre a estruturação e coordenação da lógica reversa a partir de uma orientação qualitativa, foi utilizada a entrevista como instrumento de pesquisa com gestores de empresas representantes do sistema de cadeia de reaproveitamento de óleo de cozinha. A empresa Porto Gás foi a primeira a ser eleita para coleta de dados por conta da sua estratégia de marketing com o reaproveitamento do óleo de cozinha, em seguida a mesma emprega indicou outras organizações para coleta de dados, em um esquema bola de neve. Para análise dos dados foi utilizada a lógica interpretativo-analítico.

Devido as regulamentações ambientais as empresas são obrigadas a dar um destino aos resíduos e devoluções dos seus produtos, fazendo que as empresas trabalhem com a logística reversa pelos seguintes motivos: a) leis ambientais b) viabilidade econômica ; c) a consciência ambiental.

Para tal, a logística reversa precisa ser formulada levando em conta aspectos estratégicos de organização. Os pontos principais para estrutura da logística reversa são: a natureza econômica, o serviço dos clientes e a cidadania corporativa, sendo que, os principais determinantes para a estruturação deste sistema são a reutilização, a remanufatura, e a reciclagem.

A maioria dos autores no que diz respeito ao tema de cadeias reversas tem focado os seus estudos nas questões de implementação do reaproveitamento de produtos em âmbito brasileiro, sendo a estruturação deste sistema um hiato. A coordenação de cadeia de suprimentos pode ser realizada por meio do contrato simples, contratos sofisticados ou pela relação de confiança que costuma ser a opção mais usada pelas empresas.

No que se refere ao estudo proposto a Liquigás é uma protagonista por ter uma atuação direta no incentivo do processo, enquanto as empresa Porto Gás atua como mediadora, e a Coleto óleos vegetais Saturados é uma facilitadora e a Faros trabalham com o processo final ao vender o óleo reaproveitado para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com