TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Adolescência

Dissertações: Tipos De Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  1.451 Visualizações

Página 1 de 5

A obra tornar-se adolescente. A aventura de uma metamorfose, Carvajal, Guilherme, especifica claramente a definição do que e adolescente. Segundo ele temos o conceito que adolescente é Adolesce/Ado(l)ecer, esta palavra tem origem no latim, cujo significado é “cair enfermo ou padecer de alguma enfermidade espiritual” ou “tratando –se de afetos, paixões, vícios ou más qualidades, tê-los ou estar sujeito a eles, ou, ainda, “causar doença ou enfermidade”. Este significado posto foi retirado do dicionário de lengua Española, o qual traz esta nomenclatura, que já expões a fragilidade do termo e da posição deste individuo na sociedade. A adolescência então poder ser entendida como um processo complexo de metamorfose entre criança e o adulto.

Adolescência é uma fase vital para o desenvolvimento de todos os indivíduos. Nesta fase temos a definição da maioria dos conceitos proposto para o nosso processo de amadurecimento e relacionamentos sociais. Ao ser adolescente é possível identificar momentos como, mudança do corpo, fragilidade ou aumento de responsabilidades, comportamentos correspondentes ao meio vivido (as vezes), e outros tipos de posicionamento que só é analisado como parte desta fase. Para Carvajal a adolescência é identificada em tipos. Então temos: a adolescência amputada, a adolescência em condensação simbólica, a adolescência exuberante, adolescência tardia.

A adolescência amputada pode ser definida como o adolescente não ter participação em seu ambiente, este por vês um lugar que é altamente repressivo, primitivo e predomina a luta pela sobrevivência e a conservação do indivíduo. O adolescente se encontra “impedido, coibido, amputado, privado de manifestar de forma direta seus conflitos essencialmente adolescentes”. (Carvajal, p. 29).

Esse meio em que ele se encontra não alcança de fato as necessidades que residem no processo de desenvolvimento de suas potencialidades, fazendo com este adolescente não tenha voz de participação. Esses adolescentes são obrigados a fazer a negação deste processo não tendo direito as ter as manifestações externas do seu processo de mudança, isso porque o ambiente que o rodeio não esta disposto a aceitar essa condição necessária para o amadurecimento.

Temos a adolescência em condensação simbólica é a época em que acontece a transformação de uma fase para outra e é entendida como um ritual de passagem, no exemplo que Carvajal nos dá, no caso de uma menina, é o deixar de brincar de boneca a partir dos quinze anos e passar a ser vista e ter os seu comportamento mudado para a forma de mulher- isso de uma hora para outra-. Já o menino aos 18 anos deixa de ser imaturo e passa a seu um homem. Isso é bem complexo, pois o que mais determina esse tipo de mudança num adolescente esta conectado a cultura em que este se inseri.

Adolescente exuberante, este tem seu perfil de acordo com suas necessidades de abundancia, cheio, copioso, animado. Ele atua conforme aquilo que é conflituoso em sua mente, tendo ações borbulhantes. É típico adolescente do modelo cultural ocidental, esse tipo de pessoa precisa que o meio que vive o receba e o aceite desse jeito. Essa personalidade são vistas como pessoas que gostam de ser livres , este processo deve ser algo não impetrado por ninguém para que ele seja adulto, mas o próprio adolescente dita o seu tempo e processo de mudança.

Ainda, temos a adolescência abortada, que é diferente de todas outras no qual marcava a questão cultura, Carvajal diz: “esta depende antes de mais do manejo intrapsíquico que o adolescente faz, das vicissitudes de suas próprias mudanças”. Esta fase é correspondente a comportamentos que são intendidos como parte da adolescência, mas que não são feitas neste processo, como Carvajal coloca um Luto não realizados em relação a infância.

Por fim, temos a adolescência tardia, a qual pode ser ligada intimamente com a adolescência abortada, só que de forma menos grava. É um conjunto de “manifestações da adolescência que aparecem em etapas cronológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com