TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Realismo

Artigo: Tipos de Realismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  264 Visualizações

REALISMO

O que é o realismo?

O Realismo é uma teoria filosófica que declara que o sujeito no acto de conhecer, capta o objecto que lhe é exterior e independente. Assim para o Realismo o objecto do conhecimento não faz parte do sujeito e pode ser conhecido na sua realidade e independência.

Tipos de Realismo

Existem dois tipos de realismo:

. O Realismo Ingénuo corresponde à atitude natural do espírito humano que é a de aceitar como existente aquilo que o rodeia e de acreditar que conhece tal como é.

. O Realismo Critico é já uma posição filosófica que pressupõe a dúvida em relação ao que conhecemos e admite a possibilidade de a realidade não ser tal e qual como nos aparece em virtude de elementos do sujeito que interferem no conhecimento.

“O conhecimento não é uma cópia do real, um mero registo passivo, mas uma interpretação, uma construção”. Ao sustentar a tese de que o objecto existe independentemente do sujeito, o realismo crítico usa, de acordo com J. Hessen, três argumentos para a provar:

· A percepção é comum a vários indivíduos, o que só é possível se existirem os objectos;

· As percepções não dependem da nossa vontade, mas sim dos objectos;

· Os objectos da nossa percepção são diferentes da percepção propriamente dita, continuando a existir mesmo que os não estejamos a percepcionar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com