TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tolerancia e ajuste

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

Na fabricação de peças mecânicas em serie, onde as mesmas são acopladas a outras é necessário que suas medidas sejam fidedigna as originais , sendo que sua substituição ou montagem ocorra sem nenhum contratempo devido as suas dimensões, denominamos essa operação como intercambiabilidade.

intercambiabilidade: É a possibilidade de, quando se monta um conjunto mecânico, tomar-se ao acaso, de um lote de peças semelhantes, prontas e verificadas, uma peça qualquer que, montada ao conjunto em questão, sem nenhum ajuste ou usinagem posterior, dará condições para que o sistema mecânico cumpra as funções para as quais foi projetado.

Através disso  equipamentos mecânicos , podem ter suas peças modificadas sem a necessidade de ajustes , ou modificações do projeto original. Para isso é necessário uma exatidão na fabricação dessas peças.

Como sabemos que não existe uma exatidão absoluta , causado por inúmeras deficiências encontradas nas empresas , sendo elas desde a mão de obra até mesmo problemas mecânicos , fazem com que as dimensões especificada nos desenhos sejam alterados .

O sistema fazem com que podemos fazer com que as dimensões nominas (dimensões indicadas no desenho) e as dimensões reais (dimensões onde encontramos através das medições das peças)  podem ser utilizadas sem o possível descarte,  assim podemos ter peças com valores maiores , menores ou iguais desde de que , encontram-se classificação de qualidade de trabalho da mesma. Podemos ter uma peça com cota nominal de 50 mm onde encontramos  variações de suas cotas de 50,02, 50 ou 49,98 e diante a isso podendo ser usada nos projetos sem a modificação ou ajuste para serem utilizadas em seu processo

Para que possamos ter essa excelência é necessário padronização de tolerâncias nas cotas dessas peças

Tolerâncias não são especificadas ao acaso. Entidades internacionais criaram um sistema normalizando um sistemas , sendo utilizado pelo Brasil pela ABNT ,  criado em 1926 como o nome de SISTEMA DE TOLERÂNCIA E AJUSTE ABNT/ISSO (NBR6158 ). Também podemos encontrar sistema como a DIN 7182

Através de regras, tabelas e conjunto de princípios cria-se ajuste racionais de forma de tornar a produção mais simples, econômica e com a menor possibilidade de falhas na utilização das peças .  Esse sistema estabelece uma série de tolerâncias fundamentais que determina precisão e qualidade de trabalho.

Baseando se na ISO cria-se um conceito de ajuste e tolerância ,condicionando  diâmetros de 1 a 50 mm, serie de tolerâncias determinando a qualidade de usinagem e série de classe de ajuste,devendo ser verificado esse dados com a temperatura da peça a 20 ºC. Com 18 qualidades de trabalho, a norma corresponde a um valor de tolerância sendo especificada pelas letras IT. A letra I corresponde a palavra ISO e T corresponde a tolerância e após as duas letras encontramos inumerações de 01 á 18, correspondendo aos parâmetros de tolerâncias .

As medições de qualidades 01 a 04 estão associados as medições extraprecisa , medições utilizada em calibradores que verificam a veracidade das medições .

No extremo dessa escala as qualidades 11 a 16, corresponde a maior tolerância aceita na fabricação , sendo utilizada nas medições de peças que não requer um grande precisão , onde classificamos essa mecânica grosseira .

Para encontrarmos a melhor classificação de nossa tolerância , devemos verificar onde as peças que estamos trabalhando serão utilizadas . Peças que tem a sua funcionalidade  acopladas  as outra devem ser estabelecida as tolerância próxima a 01 e outras com funcionalidade isolada podemos usar tolerância após 11.

Usualmente eixos utilizam  IT entre 04 e 11 . e furos tem sua qualidade entre IT 05 a 11.

[pic 1]

Pode-se também ser encontrado o valor a ser utilizado utilizando uma formula.

Através desses dados temos uma tabela para ser utilizada,fixado no grupos de dimensões  nominais pela norma ABNT NB-86

 Grupos de Dimensões Nominais [mm]

de 0 até 1

de 24 até 30

de 120 até 140

de 250 até 280

1  3

30  40

140  160

280  315

3  6

40  50

160  180

315  355

6  10

50  65

180  200

355  400

10  14

65  80

200  225

400  450

14  18

80  100

225  250

450  500

18  24

100  120

Nos desenhos técnicos temos indicações de tolerância , indicados pelo numeral sem a sigla IT, e após esse valor uma ou duas letras indicando a tolerância

Numa dimensão onde a cota nominal é ø 30h7 , o numeral 7 é o indicativo da qualidade de trabalho , e com a letra h identificamos o campo de tolerância . No campo de tolerância encontramos valores aceitáveis para dimensões mínimas e máximas na fabricação da peça.

No sistema ISO temos 28 campos de tolerância , sendo identificas por letras do alfabeto latino.Cada campo de tolerância é associada a uma letra , demonstrada por uma letras minúsculas para eixos e, letras maiúscula para furos.

Exemplificando

[pic 2]

A letras para os campos de tolerância para eixo são:

[pic 3]

E se verificamos as letras para furos são as mesma, porém e letras maiúsculas:

[pic 4]

As tolerância de eixos demonstra medidas externas e , as tolerância de furos demonstra medidas internas , com essa diferença de indicação auxiliamos na interpretação dos desenhos.

Para entender melhor o conceito sobre furo , são elementos cilíndricos e não cilíndricos , que se alojam na parte externa de outro elemento mecânico na parte externa .E eixo são elementos  cilíndricos e não cilíndricos , que se alojam a parte interna de outro elemento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (389 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com