TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyotismo

Resenha: Toyotismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Nos anos 50 o engenheiro Japonês Eiji Toyoda passou alguns meses em Detroide conhecendo a indústria automobilista Americana, sistema dirigido pela linha fordista de produção, onde o fluxo normal é produzir primeiro e vender depois quando já dispunham de grandes estoques, Toyodo ficou impressionado com a gigantescas fábricas, a quantidade de estoques, o tamanho dos espaços disponíveis nas fábricas e o alto número de funcionários. Para ele, naquele molde, seu páis, arrasado por um período pós guerra, não teria condições de desenvolver uma forma semelhante de produção.

Para conseguir competir então, nos grandes mercados a Toyota precisaria modificar e simplificar o sistema da empresa americana Ford. Na procura de soluções para esse encaminhamento, Toyodo e seu especialista em produção Thaichi Ohno, iniciaram um processo de desenvolvimento de mudanças na produção. Introduziram técnicas onde fosse possível alterar as máquinas rapidamente durante a produção, para ampliar a oferta e a variedade de produtos, pois para ele era onde se concentrava a maior fonte de lucro. Obtiveram excelentes resultados com essa idéia e ela passou a ser a essência do modelo Japonês de produção.

O espaço para armazenamento da produção era outro obstáculo para o japoneses, por isso, as mercadorias deveriam ter giro rápido, e a eliminação de estoques, ainda que parecesse impossível, estava nos projetos de Toyodo, a partir de então, regras criteriosas foram incorporadas gradativamente à produção, caracterizando o que passou a chamar TOYOTISMO ( ou Ohnismo, devido aos nomes Toyodo e Onho)

Ref. Bibliográficas: Revista Espaço Acadêmico – Nº. 47 – Abril de 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com