TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão - PLi - Programa Do Livro

Monografias: Trabalho De Conclusão - PLi - Programa Do Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  5.058 Visualizações

Página 1 de 5

PLi – PROGRAMA DO LIVRO

Projeto Livro Vivo

CURSISTA: FÁBIO PIRES DE SOUZA

TUTOR: MAURÍCIO DE ALMEIDA ANGELINI

APRESENTAÇÃO

Este trabalho destina-se à conclusão da Unidade IV do Curso PLi, Programa do Livro, um dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola.

O nome do projeto refere-se à vida que há no livro sob a ótica de conhecimento internalizado em seus conteúdos e a nossa obrigação de mantê-lo vivo, inteiro e pronto para ser reutilizado.

1. INTRODUÇÃO

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que os livros durem três anos. O livro deverá ser repassado ao aluno para uso, durante o ano letivo, a título de cessão temporária, como um empréstimo, sendo que o aluno, seus pais ou responsáveis se obrigam a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo toda a comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e, assim, possam ser devolvidos em condições de serem reutilizados no final do ano letivo para que não haja falta de livros nos anos seguintes.

2. PÚBLICO ALVO

• Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

• Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;

• Alunos da EJA do 2º ao 4º Termo do Ensino Fundamental;

• Professores das escolas da comunidade (Todas Estaduais);

• Gestores;

• Membros da Comunidade escolar;

• Pais e Responsáveis;

• Líderes Comunitários.

3. JUSTIFICATIVA

Após pesquisa, constatei que um dos grandes problemas acerca do livro didático, sua conservação e devolução, é a falta de ações das escolas para que os livros sejam conservados e entregues ao final do ano letivo. As escolas se valem da reserva técnica em vez de promover a recolha dos exemplares distribuídos no início do ano.

Outro problema enfrentado é a falta de um projeto que conscientize os alunos, seus responsáveis e a comunidade da importância da conservação do livro didático, o que é de suma importância para a reutilização dos livros.

É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser revistas:

- Como cuidar do Livro Didático para que tenha condições de ser usado durante 3 anos?

- O que fazer para que tenhamos a garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em bom estado de conservação?

4. OBJETIVOS

Gerais:

Mostrar que o livro didático teve um custo para os cidadãos, que é um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final dos anos letivos em que será usado, e como será essencial quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros alunos.

Específicos:

Introduzir o conceito de que o livro didático é um bem comum, que teve um custo para a sociedade e que sua conservação e sua devolução são de responsabilidade de todos. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com