TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLI-Programa Do Livro Didático

Artigos Científicos: PLI-Programa Do Livro Didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA

KARINA MINSON GOMES

MARCIA REGINA BOSSO

MERIDIAN ELLEN LOPES DE JESUS

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICIPIO DE FELIZ NATAL - MT

MIRIAN LOPES RAMOS

FELIZ NATAL – MT

2014

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Karina Minson Gomes

Marcia Regina Bosso

Meridian Ellen Lopes De Jesus

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICIPIO DE FELIZ NATAL – MT

Trabalho final de conclusão do curso Programa do

Livro didático no âmbito de Formação pela Escola.

MIRIAN LOPES RAMOS

FELIZ NATAL – MT

2014

RESUMO

O programas do livro (PLi), promove a entrega dos livros didáticos as escolas das redes federal, estadual e municipal e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado com obras didáticas e paradidáticas de qualidade. As obras didáticas são distribuídas gratuitamente aos alunos de todas as séries da educação básica da rede pública e para os matriculados em classes do programa Brasil Alfabetizado.

Também são beneficiados, por meio do programa do livro didático em Braille, os estudantes cegos ou com deficiência visual, os alunos das escolas de educação especiais públicas e das instituições privadas definidas pelo censo escolar como comunitárias e filantrópicas. O Programa Nacional do Livro Didático em Braille atende alunos cegos que cursam o ensino fundamental em escolas públicas de ensino regular e escolas especializadas sem fins lucrativos.

Cada aluno do ensino fundamental tem direito a um exemplar das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, que serão estudadas durante o ano letivo. Além desses livros, os estudantes do primeiro ano recebem uma cartilha de alfabetização. No ensino médio, cada estudante recebe um exemplar das disciplinas de português, matemática, história, geografia, física, biologia e química. A partir de 2011, receberá, também, um livro de inglês e um de espanhol.

Palavras Chave: livro didático; aluno; escolas públicas.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO....................................................................................................06

2- DESENVOLVIMENTO........................................................................................07

3- CONCLUSÃO.......................................................................................................09

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

A cada três anos, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui exemplares para alunos das redes públicas de todo o país. Os segmentos contemplados pelo programa se alternam a cada ano. Mas em todos os casos, cabe aos diretores e aos coordenadores pedagógicos orientar os professores na seleção dos títulos de acordo com no cardápio oferecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa. Mas essa é apenas a primeira das atribuições dos gestores ao longo do processo. Receber os exemplares, distribuir para as turmas, orientar famílias e alunos sobre a conservação e incentivar a devolução dos livros ao fim do ano letivo são tarefas fundamentais para garantir o direito constitucional de todos os estudantes brasileiros.

2. DESENVOLVIMENTO

O livro didático é um valioso recurso para o acesso à cultura e o desenvolvimento da Educação. Em muitos lares brasileiros, ele é o primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e o aprendizado. Ao longo de dois séculos, quando começaram a serem produzidos no Brasil os primeiros didáticos, os livros passaram por inúmeras transformações, visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula e contribuir para uma aprendizagem significativa. Tais investimentos refletem o empenho da indústria editorial na incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos, diretrizes governamentais e no atendimento à demanda de Educadores por materiais de qualidade e com valores para a cidadania.

No cenário educacional brasileiro, o livro didático é importante instrumento de apoio ao trabalho dos professores e referência na formação dos mais de 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados em Escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de aquisição de livros Escolares, que assegura a distribuição gratuita de milhões de exemplares à rede pública de Ensino. Percorrer esse caminho, de escala e qualidade, exige da indústria editorial absorver as peculiaridades e necessidades do cotidiano Escolar no processo de concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com