TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Nossa Locadora De Livros 1º Semestre

Trabalho Escolar: Trabalho Nossa Locadora De Livros 1º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL - CICLA – SIO

Formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.

Ex: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL OU TÁTICO

Formado por operações de apoio na tomada de decisões, tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas.

Ex: Total de produtos vendidos, no nosso caso será locados, índice de cobertura de clientes, onde teremos nosso controle de cadastro e números de locações, volume de locações ao mês. Relatórios analíticos e sintéticos.

SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO – SAD.

Estes sistemas cobrem uma grande variedade de sistemas, ferramentas e tecnologias.

Existem vários tipos de SAD diferenciados pela sua complexidade, estes são alguns exemplos de simples SAD:

SOLVER do Excel - utilitário que utilizamos para pequenos exercícios cuja decisão foi tomada com a ajuda de programação linear

STORM - programa de DOS que nos permite ter apoio à decisão segundo vários métodos, nomeadamente programação linear, método PERT para gestão de projetos, métodos para vários tipos de redes(transportes, etc)

RISK - utilitário utilizado em conjunto com o Excel que permite a tomada de decisão através de dados probabilísticos

SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

Apresenta como características de processamento de informações de entrada (eventos), de processamento (classificação, listagem), de saída (relatórios, resumo) e de usuários (supervisores e operadores).

Ex: processamento de pedidos, folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

O que é o Sistema de Informação Estratégica

Sistema de Informação Estratégica (SIE) é a forma evoluída e natural do Sistema de Gestão, tendo como objetivo analisar as necessidades da empresa, obter as informações necessárias e com elas tirar ou ganhar vantagem competitiva sobre as demais.

Gestão estratégica é estabelecer objetivos estratégicos específicos, aumentando os lucros, diminuindo os custos à empresa, redefinir e reajustá-la as alterações ambientais.

Os SIE aplicam a tecnologia da informação à produtos, serviços ou processos de negócios de uma firma para ajudá-la a obter vantagem estratégica sobre seus concorrentes. Gere a informação e auxilia no processo de decisão estratégica.

Representa uma evolução dos sistemas de informação mediante a necessidade das empresas em aproveitar o máximo possível as informações processadas.

Principais objetivos e características

Ter como base a definição da Estratégia de Informação;

Encontrar-se diretamente relacionado com a estratégia de negócio;

Estabelecer uma estratégia de informação baseada na organização;

Construir um plano de desenvolvimento de aplicações que supra necessidades e prioridades;

Definir arquitetura para partilha de informações entre sistemas e aplicações;

Construir ambiente tecnológico que permita o melhor aproveitamento das novas tecnologias de informação;

Análise e avaliação da eficiência e eficácia das atuais aplicações informáticas;

Identificação dos dados que são recursos fundamentais da organização;

Avaliação do impacto da utilização de novas tecnologias de informação em toda organização.

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO

Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório.Atendem necessidades do nível de conhecimento envolvendo trabalhadores de conhecimento, pessoas com formação universitária como engenheiros e cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc. Se diferenciam, pois trabalhadores de conhecimento criam informações e trabalhadores de dados manipulam , usam informações prontas, a produtividade destes é aumentada com o uso dos Sistemas de automação de escritório que coordenam e comunicam diversas unidades, trabalhadores, e fontes externas como clientes e fornecedores. Eles manipulam e gerenciam documentos, programação e comunicação, envolvendo além de textos, gráficos etc, hoje publicados digitalmente em forma de sites para facilitar o acesso e distribuição de informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA.

um sistema especialista age ou comporta-se como um ser humano experiente em um campo ou área. Os sistemas especialistas computadorizados têm sido desenvolvidos para diagnosticar problemas, prever eventos futuros e auxiliar no projeto de novos produtos e sistemas. Como os especialistas utilizam a heurística, o9u “normas práticas”, para chegar a conclusões ou fazer sugestões.

Os sistemas especialistas tão suporte à tomada de decisões e aos processos empresariais de valor adicionado de uma organização. Enquanto os sistemas de processamento de transações e de informações gerenciais fornecem relatórios impressos e os sistemas de suporte à decisão permitem que os tomadores de decisões pesquisem alternativas e conseqüências de decisões, um sistema especialista realmente soluciona alguns aspectos do problema para o tomador de decisões. As empresas financeiras hipotecárias, por exemplo, usam sistemas especialistas para avaliar créditos de clientes que fazem pedidos de empréstimos. O sistema analisa vários tipos de dados para decidir se os solicitantes são qualificados ou mão. A decisão tomada pelo sistema especialista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com