TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Desenvolvimento Econômico

Exames: Trabalho De Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SERVIÇO SOCIAL- 5º PERÍODO

PROFESSOR EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

AMANDA HOLANDA BESSA MOURA 35070

ANTONIA RENATA SOUSA VIEIRA 38795

ANTONIA KATARINA NEGREIROS LOPES 384910

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DE AGRUPAMENTO: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA (BRIC)

PAU DOS FERROS/RN

2014

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DE AGRUPAMENTO: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA (BRIC)

Artigo apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito avaliativo referente à Disciplina Desenvolvimento Econômico.

PAU DOS FERROS/RN

2014

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DE AGRUPAMENTO: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA (BRIC)

RESUMO

.

Este artigo propõe uma pesquisa que compara o desenvolvimento econômico dos países, Brasil, Rússia, índia e China. Ao longo da história do sistema capitalista, pode-se afirmar que, explicita ou implicitamente, os intelectuais que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico. O objetivo do nosso trabalho é discuti as teorias econômicas de principais autores brasileiros e comparar perspectivas de desenvolvimento econômico entre países.

Palavras-Chave: Desenvolvimento econômico, teorias, perspectivas.

ABSTRACT

This article proposes a study that compares the economic development of countries, Brazil, Russia, India and China. Throughout the history of the capitalist system, it can be stated that, explicitly or implicitly, the intelligentsia who have dedicated themselves to the study of economic development. The aim of our work is to discuss the economic theories of major Brazilian authors compare and prospects for economic development between countries.

Key words: economic development, theories, perspectives.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como principal objetivo de investigar, sob o ponto de vista teórico e empírico, os principais condicionantes do crescimento econômico em economia emergentes, mais especificamente, o que tem chamado de BRICS.

De inicio mostramos os conceitos sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o índice de Gini, e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Depois falamos do desenvolvimento econômico dos países do BRIC e por último informações e dados sobre os países que compõem o BRICS, dados históricos, indicadores e informações relevantes.

PRODUTO INTERNO BRUTO

De acordo com o site Mundo Vestibular (2008) “O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo”.

O ÍNDICE DE GINI

O Índice de Gini (Fernando ET AL. 2012), “criado pelo matemático italiano Conrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística”.

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para comparar a qualidade de vida das diferentes populações, a Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou um indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que consiste na média que aborda três aspectos socioeconômicos. Em 2010, foi estabelecido um novo método para se calcular, onde o resultado final do IDH passou a ser fornecido por meio da média geométrica dos três itens analisados, ou seja, multiplicam-se os três e calcula-se a raiz cúbica do resultado. Antes disso, a média de IDH era obtida da seguinte forma: somavam-se os três aspectos analisados e dividia-se o resultado por três.

Segundo o autor Bresser (2012) “O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva o aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade”. Ou seja, o desenvolvimento econômico ocorre quando a renda de um país, através de atividades produtivas, aumenta no decorrer de um determinado período de tempo. Desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da produção, mas também abrangem o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo.

Furtado (2012) já havia advertido em seu livro: O mito do desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com