TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Instrumentos E Tecnicas

Exames: Trabalho De Instrumentos E Tecnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esse artigo faz uma abordagem sobre a vida profissional do Assistente Social em diversos campo de atuação enfatizando a importância dessa profissão na atualidade.

Traz também a relação que existe entre o Serviço Social e a filantropia e mostra ainda de forma sintética a dinâmica do mercado de trabalho para o Assistente Social.

A importância do Serviço Social nos dias de hoje.

O assistente social possui na atualidade uma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia.

Ação é orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais essa abordagem do exercício profissional em sua dimensão de trabalho concreto, útil. A Divisão Social do Trabalho na medida em que a satisfação e as necessidades sociais se tornam mediada pelo mercado, pela produção, troca e consumo das mercadorias. Não se esgota na ótica do intercâmbio de trabalho qualitativamente diferente. Ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas "outras partes" podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. O elemento que incide sobre o trabalho realizado no âmbito do aparelho do Estado é a burocracia. A metamorfose dos espaços ocupacionais do Assistente Social Estratégias para responder à questão social Ação em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda tende a se sentir valorizado e útil em poder amenizar o problema de alguém alheio a ele. Poder ajudar pessoas que não tiveram, talvez, a mesma sorte ou oportunidade que ele teve, pode trazer sentimentos de gratidão e satisfação, já que está doando seu tempo e seus esforços para um bem maior, ali ele pode perceber seu problema talvez não seja tão grandes quanto aparentam ou que não são impossíveis de serem resolvidos.

Atualmente, o Serviço Social tem sido importante em diversas áreas, como: Escolas, delegacias, Comunidades Terapêuticas, Hospitais, entre outras.

Filantropia e assistencialismo

Filantropia e um sentimento que faz com que os indivíduos de uma sociedade ajudem uns aos outros, e um termo de origem grega, que significa “amor à humanidade”. E a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, etc.

A filantropia foi criada por um imperador grego no ano de 363, a filantropia acontece de varias maneiras dentro das ong’s (organizações governamentais), nas comunidades, de uma forma direta ou indireta.

Nos dias de hoje o conceito de filantropia está bem ampla, nas ações das empresas, ela está ligada ao setor mais carente aonde o governo não chega, ou seja, filantropia está ligada, mas ao dar algo para outras pessoas por causas importantes do bem praticados em igrejas, escolas, hospitais etc.

A ligação da filantropia com o assistente social foi formalizada com a criação, em 1938, do conselho nacional do serviço social, há mais de um século a assistência e vista como uma forma de ajuda aos que precisam, mas a filantropia tornou-se, mas dinâmica e eficiente. Hoje o assistente social tem usado a filantropia no seu trabalho como uma forma de fazer valer as leis e acompanhar as famílias em processos de reintegração dentro da sociedade.

Assistencialismo e a doutrina que defende a assistência nas formas, mas carentes da sociedade e baseada no caso dos direitos de moradia a albergues refeitórios entre outros.

O assistencialismo ao praticar suas ações as populações menos favorecidas oferece as pessoas as suas próprias vontades fazendo com que este trabalho fique embasado em caridade, fazendo a estas famílias doações de cestas básicas, de roupas, abrigo entre outros.

O assistente social hoje faz garantir as pessoas que se encontram em dificuldades que se os seus direitos sejam cumpridos dentro das leis estabelecidas ao cidadão na constituição federal de 1988.

Por volta de 1543 foi criada uma entidade nos pais para atender desamparados, chamado de irmandade da misericórdia na capital de São Paulo, essas organizações forneciam aos, mas desfavorecidos refeições, além de ajuda de custo, apoio material e espiritual. Hoje nos dias atuais ainda podemos ver pessoas que confundem o papel do assistente social que e feito de maneira à retirada destas famílias em situações de risco para coloca-las novamente dentro da sociedade de maneira a reintegra-las, mas o assistente social tem em seus princípios fazer valer as leis de forma que possa ser assegurado a todo cidadão o direito a educação, alimentação, saúde, lazer, moradia entre outro isto também esta dentro da filantropia usada na politica de assistência social nos dias atuais.

A obra ora apresentada é o resultado da pesquisa sobre O Perfil da(o) assistente social no Brasil, desencadeada pelo Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, a partir de uma necessidade apontada pelo Conjunto CFESS/CRESS, considerando-se a lacuna existente de estudos sobre a identidade da profissão. Sua concretização representa um importante passo na investigação de algumas variáveis que venham a fornecer subsídios, seja no âmbito da formação profissional, seja em termos do desenvolvimento de ações e estratégias a serem desencadeadas pelo Conjunto, referentes às suas funções legais e políticas frente à fiscalização do exercício profissional do Serviço Social.

ANEXO 1 - DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA POR ESTADO

Região Inscritos Registro Ativo* Amostra

1ª Região (PA) 1.931 33

2ª Região (MA) 1.034 18

3ª Região (CE) 1.798 31

4ª Região (PE) 1.709 29

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com