TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Artigo: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Paulo Freire

O que é Indisciplina?

Entende-se por indisciplina os comportamentos disruptivos graves que supõem uma disfunção da escola. Os comportamentos indisciplinados simplesmente obedecem a uma tentativa de impor a própria vontade sobre a do restante da comunidade. [...] Também se entende por indisciplina as atitudes ou comportamentos que vão contra as regras estabelecidas, as normas do jogo, o código de conduta adotado pela escola para cumprir sua principal missão: educar e instruir. Então, muitas vezes, o problema consiste em que não existem tais normas, a escola funciona de acordo com um código não-escrito, conhecido somente por poucos, o qual não é divulgado entre a comunidade escolar”. (CASAMAYOR apud AQUINO, 2006, pg. 15)

AQUINO, Julio Groppa (org.). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

A escola completa a função educacional da família. Como agente de socialização, transmite conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desenvolvimento e ajustamento do indivíduo à sociedade (OLIVEIRA, 1995). Para isso, precisa de normas e regras que orientem o seu funcionamento e a convivência entre seus membros. São compreendidas como condições necessárias ao convívio social, e sua internalização e obediência podem levar o indivíduo a uma atitude autônoma e libertadora, pois orienta e limita suas relações sociais (AQUINO, 2000).

Os professores podem ver a indisciplina como um sinal dos tempos modernos, revelando saudosismo das práticas escolares e sociais que não davam margem à desobediência e inquietação por parte das crianças e adolescentes; ou como o reflexo da pobreza e da violência presente no contexto social, fomentada pelos meios de comunicação; ou como reflexo da educação recebida na família, assim como da dissolução do modelo nuclear familiar; ou ainda, como traços de personalidade dos alunos.

(REGO, 1996).

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes ou para brincar. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.

Para intervir, é preciso compreendê-la e, antes de tudo, defini-la . A indisciplina é um problema que deve ser analisado a partir de como está ocorrendo o processo de ensino aprendizagem destacando-se os aspectos cognitivos, afetivos, morais, sociais e psicológicos, além dos físicos nos quais também se inclui o espaço escolar. Desta forma, é necessário analisar o problema, a partir dos vários fatores que se relacionam com a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com