TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho E Sociedade

Exames: Trabalho E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

1- Explique porque nas sociedades tribais ou indígenas não há um ‘mundo do trabalho’ ou ‘sociedades da abundância’.

Por que nas sociedades tribais, todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter estão associadas aos ritos, mito e etc, sendo divididas apenas por sexo e idade. Também são consideradas ‘sociedades de abundância ‘,pois, seus membros não só tinham todas as suas necessidades materiais e sociais plenamente satisfeitas, como dedicavam o mínimo de horas diárias ao que chamamos de trabalho.

2- Retire do texto as 3 concepções que o gregos tinham a cerca da idéia de trabalho.

Os gregos utilizavam os termos:

- Labor: esforço físico voltado para a sobrevivência do corpo, uma atividade submissa ao ritmo da natureza. Ex.: Agricultura.

- Poiesis: Corresponde ao fazer, ao ato de fabricar mediante o uso de algum instrumento ou mesmo com as próprias mãos. Ex.: artesanato.

- Práxis: é a atividade que tem a palavra como principal instrumento.

3- Explique como se entendia trabalho até o fim da Idade Média e quais eram os elementos que orientavam as relações sociais.

Da Antiguidade até o fim da Idade Média, o trabalho era muito desvalorizado. Não era o elemento central que orientava as relações sociais. Essas se definiam pela hereditariedade, pela religião, pela honra, pela lealdade e pela posição em relação às questões públicas.

4- Quais fatores contribuíram para que no mercantilismo e capitalismo a idéia de trabalho mude de concepção?

Algumas instituições contribuíram na disseminação da idéia de que o trabalho era algo positivo, uma atividade que dignifica o homem.

5- Qual forma de trabalho finalizou o domínio que o trabalhador detinha sobre a produção e como se deu esse processo?

A manufatura fez com que o trabalhador não tivesse entendimento da totalidade do processo de trabalho, já que não fazia tudo do começo ao fim, perdendo assim o seu controle.

6- Qual a semente da divisão da sociedade em classes de acordo com Karl Marx?

Para Marx, a divisão social do trabalho numa sociedade gera a divisão em classes.

7- Conceitue ‘mais valia absoluta’ e ‘mais valia relativa’.

Mais-Valia é um conceito fundamental da economia política marxista, que consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, isto é, na exploração exercida pelos capitalistas sobre seus assalariados. Os capitalistas utilizam duas estratégias: aumentam o número de horas trabalhadas contratando mais trabalhadores ou ampliando as horas e trabalho, gerando a mais-valia absoluta; introduzem diversas tecnologias e equipamentos visando aumentar a produção com o mesmo número de trabalhadores, elevando a produtividade do trabalho, mas mantendo o mesmo salário, gerando assim a mais-valia relativa.

8- O que vem a ser o ludismo?

Um dos movimentos que ocorreu ao longo do desenvolvimento do capitalismo, onde operários destruíram máquinas, no inicio do século XIX.

9- Como Émile Durkhein entende a divisão do trabalho social?

Segundo Durkhein, a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito.

10- O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com