TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Monografia

Trabalho Escolar: Trabalho Monografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

Realizando esse trabalho posso conhecer melhor a empresa e seu direcionamento.

Pude adquirir e aperfeiçoar melhor meus conhecimentos no setor de comercialização e produção. Acredito que com esse trabalho eu possa conhecer um pouco mais da empresa que trabalho, pois exige um conhecimento do funcionamento de todos os departamentos.

Com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes por meio de respeito ao que se espera da NIFE a mesma investe em seus colaboradores e em seus equipamentos e produtos para que se obtenha um alto nível de produtividade, competência e qualidade em atendimento.

Tal objetivo tem sido atingido com comprometimento que busca sempre uma melhoria contínua, visando seu crescimento e desenvolvimento.

Quanto à imagem do que se deseja passar NIFE – Baterias aos consumidores e pesquisadores de mercado é a de que o produto está a sua altura no que se refere à qualidade, eficiência e confiabilidade.

Através de informações cedidas tivemos conhecimento de tais procedimentos, além de identificarmos o grande avanço que a empresa tem alcançado no mercado.

II - DESCRIÇÃO DO MICROPROCESSO ORGANIZACIONAL.

1. SETOR DE TRABALHO.

O PCP tem a finalidade de registrar estas ordens no sistema, gerar o número e a quantidade do lote a ser produzido, acompanhar e documentar todo o processo produtivo da organização, desde o planejamento de produção até a sua fase final.

O PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.

O objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado.

A NIFE baterias utiliza o Plano de Mestre de Produção (PMP) para organização da produção e para a tomada de decisões.

O PMP na empresa adota um plano agregado de produção, desagregando-os em produtos acabados e guiando as ações do sistema de manufatura no curto prazo. É responsável em estabelecer as quantidades e local a ser produzido, além dos períodos e fases de produção de cada produto.

O Departamento de Planejamento e Controle de Produção. Desta forma, muitas atividades executadas estão sendo aprimoradas diariamente com a ajuda do sistema ERP e com os conhecimentos dos profissionais que ali atuam, no intuito de agilizar processos e trazer soluções eficazes para a produção.

Conforme o planejamento de produção definidos no PMP, são emitidas as ordens de produção para que os produtos sejam produzidos de forma padronizada e sem erros.

Nestas ordens, estão descritas o passo a passo de como o produto deve ser fabricado, como se fosse uma receita culinária.

2. PRINCIPAIS PROCESSOS DO SETOR DE TRABALHO.

Com o avanço da tecnologia e para aprimorar sua gestão estratégica e decisorial, a empresa adquiriu um sistema de informação adequado para estas atividades. Este sistema baseia-se em Gestão Integrada, ou seja, no ERP - Enterprise Resources Planning, que visa aumentar a agilidade e precisão nas informações em tempo hábil para a tomada de decisões.

Esse sistema controla a empresa em todas as suas áreas: expedição, almoxarifado, produção, controle de qualidade, PCP, contabilidade, custos, compras, vendas, etc.

Tem por objetivo principal registrar e processar informações de maneira clara e segura em tempo real, possibilitando verificar a saúde financeira da empresa, além de seus estoques de produtos, matérias - primas e materiais de embalagem.

Também possibilitam a redução de papéis circulantes na organização, ou seja, diminui a burocracia documental.

A NIFE baterias adota o sistema produtivo contínuo, onde realizam as mesmas operações, com poucas interrupções, produzindo grandes lotes de produtos e, conseqüentemente, possui grande rigidez no processo.

Com base em seu tipo de sistema produtivo e no sistema informatizado da empresa, o PCP exerce as seguintes funções: cadastramento de produtos, matérias - primas, materiais em geral e ordens de produção, emissão de ordens de produção, programação e movimentação das ordens de fabricação, acompanhamento da produção e planejamento e controle de estoques.

3. PRINCIPAIS PRODUTOS SAÍDOS.

Observa-se que a integração dos departamentos de Marketing, Produção e Vendas ocorre constantemente, tendo em vista que para o bom andamento da organização esses departamentos e suas respectivas funções devem estar sempre alinhadas em busca de um objetivo, ou seja, de vender com qualidade a preços e prazos compatíveis com o mercado, e buscando sempre alavancar o nome da empresa e de seus produtos dentro de um mercado extremamente concorrido.

Nas áreas de Marketing, a NIFE baterias investe em lançamento de novos produtos e campanhas originais, fazendo com que a sua marca seja mais reconhecida no mercado.

Na área de Produção a empresa investe na ampliação da sua capacidade produtiva com equipamentos de última geração e análises de qualidade cada vez mais complexas e que transmitem confiabilidade e qualidade na sua marca.

Nos últimos meses, a empresa investiu na ampliação dos seus laboratórios de Controle de Qualidade, ampliando a área, adquirindo equipamentos novos e de ultima geração e contratando profissionais qualificados.

Na área de vendas, NIFE baterias investe na contratação de profissionais capacitados a vender seus produtos de forma responsável, inovadora e com qualidade. Para isto, conta com representantes comerciais espalhados em todo Brasil. A empresa também investe nesta área, na reciclagem e no treinamento destes profissionais visando à melhoria no contato com os clientes.

Todo este processo é importante para aumentar suas vendas no mercado de baterias industriais, além de fixar sua marca para os consumidores.

4. CLIENTES.

A NIFE baterias atinge clientes de todas as regiões devido a sua ampla linha de produtos, proporcionando-lhes segurança e eficácia na produção das baterias.

A Empresa atua com postos de vendas em filiais regionais, comercializando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com