TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Carga Tributaria

Dissertações: Trabalho Sobre A Carga Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA EM GESTÂO FINANCEIRA

LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ADO 1 – ANÁLISE SOBRE A CARGA TRIBUTÁRIA EXISTENTE NO BRASIL

.

Ano 2013 - 2º Semestre

Aluno: Marcos Santos da Conceição

Curso: Tecnologia em Gestão Financeira

Disciplina/Componente curricular: Legislação e Planejamento Tributário

Período: Noturno Turma: TSGFCAS2NA Unidade: Campus Sto. Amaro

Docente responsável: Mário Eduardo L. Matielo

Análise Sobre a Carga Tributária Existente no Brasil

A Carga Tributária no Brasil é uma das maiores do mundo. A tributação no Brasil é maior que em 17 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), incluído Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Espanha, Suíça e Estados Unidos, e de acordo com levantamento feito na América Latina o país tem a maior proporção de tributos em relação ao PIB, conforme estudos feitos no período entre 1990 e 2009.

As Receitas Tributárias cresceram consideravelmente, nas ultimas décadas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), e atingiram níveis superiores que em muitos países da OCDE. No ano de 2012, a tributação atingiu o percentual de 36,27%. Isso significa dizer que mais de 36% de tudo que é produzido no Brasil é retirado da sociedade sob a forma de tributos para os cofres públicos.

Nós temos uma quantidade enorme de tributos que nos são cobrados. Atualmente chegamos a 63 (sessenta e três), sendo que muitos deles pagamos e nem percebemos, ou seja, não havia informação porque eles estavam embutidos nos preços dos produtos que adquirimos. E com a aprovação da Lei nº. 12.741 de dezembro de 2012, passaram a ser obrigatório à discriminação dos tributos nos documentos fiscais.

Entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que oferece o menor retorno em serviços públicos de qualidade à população, de acordo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (BPT) Esta é a quarta vez seguida que o país aparece no último lugar no ranking que relaciona volume de impostos à qualidade de vida.

Os Estados Unidos aparece no primeiro lugar como provedor de serviços públicos de qualidade à população, como saúde, educação, segurança, transporte e outro. Na sequência, estão Austrália e Coreia do Sul. Em 2011, a Austrália tinha ficado na liderança. O Brasil permaneceu na 30ª posição do ranking porque terminou 2011 com carga tributária de 36,02% do PIB, e ocupa apenas a posição de número 85 no IDH. Nas últimas posições do ranking, à frente do Brasil, aparecem Dinamarca (29ª posição), França (28º) e Finlândia (27ª), ao contrário do Brasil, estes países possuem um serviço público de excelente qualidade.

"O Brasil continua na retaguarda em termos de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com