TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Dissertações: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

O presente trabalho tem como finalidade mostrar a atual realidade do país, acerca dos transportes públicos. Visa abordar aspectos como o processo de melhoria contínua, aumento da demanda, fluidez, conforto, segurança e confiabilidade, são premissas fundamentais neste estudo. O transporte é uma atividade necessária à sociedade e produz uma grande variedade de benefícios, possibilitando a circulação das pessoas e das mercadorias utilizadas por elas e, por conseqüência, a realização das atividades sociais e econômicas desejadas. No entanto, este transporte implica em alguns efeitos, aos quais chamamos de impactos.

Diante desse aspecto, o transporte coletivo tem fundamental importância para o processo de gerenciamento da cidade, vem permite e reduzir os congestionamentos, emissão poluentes. Sendo assim reduzindo também os acidentes de trânsito, bem como proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. O transporte público em muitas cidades ele é considerado precário ou em número insuficiente para atender à população. Isso se refere, principalmente, às regiões do interior do país, afastadas das metrópoles.

A disseminação da onda de protestos e manifestações que marcou o ano de 2013 no Brasil é nada menos a representação do descontentamento da sociedade, ou de boa parte dela para com o transporte público. Mais do que simplesmente insatisfeita com o aumento do preço das passagens, a população também se queixa da qualidade dos serviços prestados em todo o país. De um modo geral, o transporte público no Brasil é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô.

É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de, questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais, entre outros. Com o anúncio de aumento das passagens no país, a insatisfação da população alavancou-se, culminando nos protestos

2 DESENVOLVIMENTO

Os preços dos transportes públicos no Brasil são muito altos em relação ao salário mínimo dos trabalhadores. Em São Paulo, por exemplo, aqueles que usam dois transportes para ir e dois para voltar do trabalho - algo muito normal gastam exatamente R$ 400; mais de 50% do salário mínimo no Estado, que é de R$ 740. No entanto, a classe política ainda não teve uma solução para resolver tamanho problema que os brasileiros vêm enfrentando diariamente. Esta nítido o porque a população, foi as ruas fazer protestos, para só assim chamar atenção dos políticos e da presidenta, para solução desses aumentos absurdos, para o valor pago ao salário mínimo.

Transporte público deveria ser prioridade, mas o que se vê Brasil afora é a população mal atendida. Até na maior capital do país tem bairro isolado. País dos contrastes: na capital do estado mais rico do país, na maior cidade do país, há um bairro isolado pela ausência de transporte público. É um retrato do que acontece em muitos centros urbanos: lugares não alcançados pelo transporte público. Lugares que, com isso, ficam ainda mais distantes da escola, do trabalho, do hospital.

Para uma melhoria na diminuição do tempo perdido que muitos brasileiros levavam ao ficar presos nos congestionamentos das cidades, foi criada a Faixa Azul. Mas, ainda sim falta muito projeto há ser feito para que seja satisfatória a melhoria dos transportes públicos, e as condições de circulação do mesmo. Queremos mostrar o quanto os usuários de ônibus são desrespeitados diariamente, o sistema tem grandes problemas. São anos de descaso, de falta de estrutura e de tarifas altíssimas.

Mais do que melhorar o serviço prestado e diminuir o preço das passagens, é preciso democratizar os espaços das cidades, ampliando a mobilidade e descentralizando os investimentos em infraestrutura, que atualmente se encontram presentes majoritariamente nos espaços nobres e centrais das grandes metrópoles.

Mesmo que eventualmente as grandes cidades parem de crescer, a necessidade de deslocamento eficaz será ainda maior no futuro. Afinal, quanto mais uma sociedade se desenvolve, mais ela precisa de melhores meios de transportes – e quando a cidade avança, aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com