TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria Historica Brasileira; Faces Do Periodo De 1960 A 1980

Ensaios: Trajetoria Historica Brasileira; Faces Do Periodo De 1960 A 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO:

A questão social pode ser definida como - o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, onde o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.(FALEIROS,1999).

A questão social é gerada pela contradição fundamental entre capital x trabalho, onde a prática do serviço social esta voltada para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social. (IAMAMOTO, 1999).

As transformações históricas da concepção de questão social.No período ditatorial pós-64 a luta prioritária era romper com a dominação política.O avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas, coloca em novos patamares a concepção da questão social.

(http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/o-estado-contra-a-sociedade).

Na atualidade com seus impactos devastadores sobre o trabalho, há novas configurações e expressões. Em um sistema de grande desigualdade no plano social, econômico e cultural, que vem aumentando continuamente, onde se encontra grande parte da sociedade em condições de pobreza, exclusão, subalternidade, e a luta pela consolidação da democracia e pelos direitos de cidadania. (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pobreza-e-Exclusão-Social-Expressões-Da/1006230. html).

2. Os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações societárias, especialmente na juventude da sociedade brasileira.

A questão social é história recente, iniciada na terceira década do século XIX teve seus desdobramentos ao longo dos séculos e inclusive na década contemporânea, na qual continuam determinadas pelas relações sociais, políticas, econômicas, culturais, e principalmente pela relação capital-trabalho e suas formas de exploração e de expressão. (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Questão-Social/39473038. html).

A questão social tem como objetivo elucidar os impactos trazidos pelas expressões perante as transformações societárias no mundo do trabalho, com base em um veículo de informações voltado especialmente para o público juvenil, e assim, refletir sobre a questão social e os desafios cabíveis a categoria profissional do serviço social na década contemporânea. Contudo, estamos de acordo que na contemporaneidade a questão social se expressa sobre novas e diferentes formas, na formação social e econômica, nos padrões de proteção social, e nas expressões pela classe trabalhadora. Perante as transformações societárias, em especial no mundo do trabalho, com subsídio de um veículo de informações voltado para o público juvenil, e assim, promover uma breve reflexão sobre a questão social e os desafios cabíveis a categoria profissional do serviço social. (Fonte: http://intertemas.unitoledo.br/revista/índex. php/ETIC/article/viewFile/938/909).

3. QUAIS FORAM ÀS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL?

O Serviço Social surgiu da emergência de um conjunto de expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com