TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformacoes socias do seculo XVII

Artigo: Transformacoes socias do seculo XVII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSFORMACOES SOCIAS DO SECULO XVII

O nascimento da sociedade industrial é o marco das mudanças significativas nos modelos de organização do tempo e das atividades diárias que antes eram conhecidos. É nesse período que ocorre, entre diversas mudanças, a mecanização dos meios de produção, uma real oposição ao meio de produção artesanal conhecido e vivido na Idade Média.

REVOLUCAO FRANCESA

A Revolução é considerado o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.

REVOLUCAO INDUSTRIAL

Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. A era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa. A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, criando enormes concentrações urbanas. A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a

ser maquinofaturada; as populações passaram a ter acesso a bens industrializados. As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam a sua força de trabalho em troca de um salário. Nascia ai também, o capitalismo.

O TRABALHO HUMANO E O CAPITAL

O trabalho é uma realidade para todo ser humano capaz de exercê-lo. Em condições de normalidade o indivíduo trabalha a maior parte de sua vida. Desde o nascimento iniciamos a preparação para exercê-lo, pois é necessário adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para poder trabalhar. Nas sociedades humanas existem leis, decretos e regulamentos que estabelecem regras para o trabalho. Podemos caracterizar como trabalho uma atividade realizada por seres vivos (não só a espécie humana), que modifica a natureza de modo a transformá-la para melhor satisfazer suas necessidades.

Das condições objetivas, na história recente a forma como os homens dividiram o trabalho - quem faz o quê - transformou a sociedade e seguirá modificando a estruturação hierárquica em nossas comunidades. Fazem parte das condições objetivas que caracterizam o trabalho:

• O modo como ele se organiza e como está dividida sua realização;

• Qual é a sua complexidade;

• Como é supervisionado;

• Como se apresenta sua rotina;

• Quais as pressões a que está submetida;

• Quais são suas recompensas e castigos.

Em termos subjetivos, para cada um de nós o trabalho tem um significado especial: pode ser apenas um meio para conseguir o dinheiro necessário para a sobrevivência ou pode chegar a ser um meio para a realização pessoal, ou até mesmo ambos. Como parte das condições subjetivas do trabalho estão:

• A satisfação pessoal na sua realização; Se o realizamos prazerosamente ou não;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com