TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Dos Aspectos Políticos E Sociais No Poder E Importância Da Holanda No século XVII.

Dissertações: Efeitos Dos Aspectos Políticos E Sociais No Poder E Importância Da Holanda No século XVII.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Petty inicialmente pontua que essas políticas são elaboradas conscientemente de acordo com as vantagens naturais antes expostas, e não necessariamente com o que o autor chama de “excesso de sabedoria”.

Adiante, lembra que a situação social holandesa não era das mais benéficas no passado, pois se tratava de um povo oprimido e pobre, num país “úmido e desagradável” e por fim, perseguidos por sua heterodoxia religiosa (calvinistas).

Essas condições adversas implicaram para o Estado, portanto, segundo o autor, em aproveitar todos os potenciais de mão de obra de trabalho (“todos os braços diposníveis”), em dedicar-se mais ao estudo dos números, pesos e medidas (conforme defendido pelo autor); em sustentar os inválidos e “castigar os preguiçosos com o trabalho”. Petty sustenta que essas medidas bem sucedidas, embora consideradas invenções dos holandeses, são meros frutos da situação em que esses se encontravam, de modo que não haveria outra forma de ser.

Em seguida, Petty coloca alguns outros aspectos que estariam nesta lista de “decorrências necessárias”, e na finalidade de demonstrar a eficiência de alguns desses itens, ele inicia com o que chama de Liberdade de Consciência.

A Liberdade de Consciência consiste na primeira política adotada e segundo Petty esta política teria sido concedida fundada nos seguintes termos:

1- O Rompimento da Holanda com a Espanha, para evitar imposições clericais;

2- O dever dos holandeses heterodoxos (chamados de “dissidentes”) com Deus se dá por meio do trabalho e da engenhosidade.

3- A sua crença na justiça de Deus os faz abdicar e repudiar uma vida de prazeres terrenos, e portanto recusam-se também a seguir a religião de quaisquer indivíduos que sigam esse tipo de vida.

4- Ao mesmo tempo, tem consciência de que não podem manipular a crendice alheia

5- Tampouco preocupam-se com a religião alheia, pois sabem que sua Igreja como instituição não é infalível, e que sua fé não é a única;

6- Observando a Espanha e a França, reduzem o número de cleros, uma vez que para eles a relação entre a função clerical de preservar as uniformidades e as despesas de manter um alto clero não valem a pena (“preservar as uniformidades...resultando em despesas supérfluas”).

7- Observam também que os locais onde havia o maior esforço em preservar as uniformidades são também os locais onde mais aumenta a heterodoxia.

8- Acreditam que é natural que as pessoas difiram de opinião em assuntos “acima da razão”, e que aqueles menos abastados possuem maior compreensão e sabedoria, sobretudo sobre as coisas de Deus.

9- Pensam que os cristãos primitivos assemelham-se aos dissidentes modernos.

Todos esses postulados são postos na intenção de sustentar o ponto de Petty de que o comércio funciona de forma melhor e mais vigorosa em Estados e governos conduzidos por heterodoxos, uma vez que esses expressam opiniões diferentes e portanto possuem uma visão externa daquela compartilhada pelo resto do povo. (Dá o exemplo da India, onde a religião mulçumana é a oficial, mas a maioria comerciante é hinduísta e diz que na Europa, nos países convertidos ao catolicismo romano, ¾ dos comércios reside em mãos daqueles que separaram-se). Com isso, deduz então que o comércio não se restringe a maioria de uma religião específica oficial, mas muito mais às partes religiosamente heterodoxas daquela sociedade, e que para o progresso do comércio, deve-se relevar os fatores que contam com questão de opinião (mesmo chamadas “licensiosidades” sendo coibidas também na Holanda).

Em seguida, o autor discorre sobre a Política de garantia de posses de terras ou de casas a partir da titulação.

Coloca primeiramente que a Holanda com sua política de registros e certificações de imóveis, incentiva a indústria num sentido em que essas titulações só serão concedidas nos casos em que se comprova o potencial daquela terra em gerar lucros. Daí defende que sejam instituídos esses registros também na Inglaterra, embora muitos sejam contra alegando que os títulos existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com