TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributação

Projeto de pesquisa: Tributação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.962 Palavras (36 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 36

SUMÁRIO

1-Introdução 4

2– Justifictiva 5

3- Historico 5

4–Tributaçao 7

4.1 – Impostos: Ambito Federal 7

4.2- Ambito Estadual 7

4.3– Ambito Municipal 8

4.4- Contribuiçoes Sociais 8

5-Livros Fiscais 9

6- Encargos Trabalhistas 11

7- Livros Contabeis 14

8- Demonstraçoes Contabeis 15

9- Conclusao 20

10- Referencias 21

11- Propondo a criaçao de uma nova empresa 22

12- Estrutura de capital 23

13- Estrutura fisica 23

14- Estrutura de pessoal 24

15- Projeçao de compras 25

16- Projeçao de vendas 25

17- Projeçao de fuxo de caixa 26

18- Conclusao 29

19- Referencias 30

1- Introdução

Nesta Pesquisa realizada serão observados alguns pontos importantes sobre a contextualização da empresa prestadora de serviços mecânicos e lanternagem em automóveis (AUTO MECANICA ALMEIDA LTDA), localizada na Rua Benjamin Constant, 600 na cidade de Porteirinha-Mg na qual passara ser alvo danossa pesquisa. O mercado de reparos automobilísticos é formado, em geral, por pequenas e médias empresas, em sua maioria empresas familiares. Algumas empresas oferecem uma ampla gama de serviços de reparos, que vão de chapeação e pintura a consertos de motores, porém, a maior parte das oficinas procura segmentar sua atuação escolhendo uma “especialidade” como foco de seu esforço. A expressão “oficina mecânica”, em geral, é usada para denominar oficinas com serviços voltados a reparos que não sejam voltados à estética automotiva, parte elétrica ou instalação de acessórios. Usualmente esta expressão está associada a empresas que prestam serviços de reparos para os sistemas de freios, suspensão, motor e transmissão.

Em nosso estudo direcionaremos nossa atenção exclusivamente a atividade de prestação de serviço automotivo. Com o objetivo de ampliar ainda mais nosso conhecimento esta pesquisa traz um pequeno resgate histórico da pratica da reparação, que vem com o advento da revolução industrial, até chegarmos aos dias atuais, traz informações mercadológicas, tributação incluindo novas regras que estão em vigor a partir de 2009, em relação a atividade econômica abordada à qual será objeto de nosso estudo

2- Justificativa

Caracterizado pelo desenvolvimento brusco e promissor do mercado de prestação de serviço em veículos automotores, tal tema fora escolhido para aprofundar os conhecimentosespecíficos dentro desta área de atuação. Saber o papel do contador nas microempresas e criar novas ideias para por em prática no mercado de trabalho.

Esta pesquisa foi idealizada com objetivo de aprofundar o entendimento a cerca da área contábil dentro de uma empresa prestadora de serviços.

Para que seja possível entender que mesmo sendo apenas uma empresa prestadora de serviço o papel do contador se faz necessário para o pleno funcionamento desta, visto que a atuação de um bom profissional esta baseado na sua formação e conhecimento. Mais uma vez, como prova de eficácia, verificamos a necessidade constante de atualização, tais foram de estrema pujança as disciplinas que no decorrer do curso auxiliaram esta pesquisa, e que puderam fundamentar a importância do gerenciamento empresarial.

3- Histórico

A conservação de instrumentos e ferramentas é uma prática observada, historicamente, desde os primórdios da civilização, mas, efetivamente, foi somente quando da invenção das primeiras máquinas têxteis, a vapor, no século XVI, que a função manutenção emerge. Naquela época, aquele que projetava as máquinas, treinava as pessoas para operarem e consertarem, intervindo apenas em casos mais complexos. Até então, o operador era o mantenedor - mecânico. Somente no século passado, quando as máquinas passam a serem movidas, também, por motores elétricos, é que surge a figura dos mantenedores eletricistas.

Assim, com anecessidade de se manter em bom funcionamento todo e qualquer equipamento, ferramenta ou dispositivo para uso no trabalho, em épocas de paz, ou em combates militares nos tempos de guerra, houve a consequente evolução das formas de manutenção.

A ABRAMAN (2005) relatou que a história da Manutenção acompanha o desenvolvimento técnico-industrial da humanidade. Em fins do século XIX, com a mecanização das indústrias, surgiu a necessidade dos primeiros consertos. Até 1914, a Manutenção tinha uma importância secundária e era executada pelo mesmo efetivo de operação. Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção e, consequentemente, sentiram necessidade de criar equipes que pudessem efetuar reparos nas máquinas operatrizes no menor tempo possível. Assim surgiu um órgão subordinado à operação, cujo objetivo básico era de execução da Manutenção, hoje conhecida como Corretiva. Esta situação se manteve até a década de 30, quando, em função da Segunda Guerra Mundial e da necessidade de aumento de rapidez de produção, a alta administração industrial passou a se preocupar não apenas em corrigir falhas, mas evitar que elas ocorressem, e o pessoal técnico de Manutenção passou a desenvolver o processo de Prevenção de avarias que, juntamente com a correção, completavam o quadro geral de Manutenção, formando uma estrutura tão importante quanto a deoperação. Entretanto, essa Manutenção era basicamente baseada no tempo, isto é, em períodos pré-definidos em dias, ou em horas de funcionamento, ou em semanas, ou em quilômetros rodados, ou em número de operações. A máquina era parada para uma “revisão geral” onde eram efetuados a limpeza, as substituições, os ajustes e os reparos. Esse tipo de atividade seguia um conjunto de tarefas (instrução de Manutenção) normalmente elaboradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com