TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trovadorismo

Seminário: Trovadorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  2.179 Visualizações

Página 1 de 3

Trovadorismo

O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França), se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV.

Importante frisar que a Idade Média foi um período marcado por uma sociedade religiosa onde a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa, baseado num sistema rural, no qual o camponês vivia miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder.

Trovadorismo em Portugal

Na Península Ibérica o centro irradiador do Trovadorismo foi à região que compreende o norte de Portugal e a Galiza. Assim, a Catedral de Santiago de Compostela, centro de peregrinação religiosa, desde o século XI, atraía multidões, onde as cantigas trovadorescas eram cantadas em galego-português, língua falada na região. Entretanto, os trovadores provençais eram considerados os melhores da época, e seu estilo foram imitados em toda a parte.

O Trovadorismo português teve seu apogeu nos séculos XII e XIII, entrando em declínio no século XIV. O rei D. Dinis (1261-1325) foi um grande incentivador, que prestigiou a produção poética em sua corte, tendo sido ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais.

Vale lembrar que nessa época, as poesias eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos musicais, como a flauta, a viola, o alaúde, daí o nome “cantigas”. Com isso, o cantor dessas composições era chamado de "jogral", o autor delas era o "trovador" e o "menestrel", era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidade artística, pois sabia tocar e cantar

A Produção Literária em Portugal

A literatura medieval portuguesa é dividida em dois períodos, a saber:

• Primeira Época (1198 a 1418)

O ano de 1198 é considerado o marco inicial da literatura portuguesa a data provável da primeira composição literária conhecida como “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”, escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós, dedicada a dona Maria Pais Ribeiro. No fim desse período, em 1418, Fernão Lopes é nomeado chefe dos arquivos do Estado (guarda-mor da Torre do Tombo) e suas crônicas históricas tornaram-se marcos do Humanismo em Portugal.

• Segunda Época (1418 a 1527)

Em 1527, o escritor Sá de Miranda introduz as idéias do Classicismo em Portugal, inaugurando um novo estilo literário.

Cancioneiros

Os Cancioneiros são os únicos documentos que restam para o conhecimento do Trovadorismo. São coletâneas de cantigas com características variadas e escritas por diversos autores, divididos em:

• Cancioneiros da Ajuda: se encontra na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa, originado provavelmente no século XIII.

• Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa: conhecido também pelo nome dos italianos que os possuíam, “Cancioneiro Colocci-Brancuti” foi compilado provavelmente no século XV.

• Cancioneiro da Vaticana: originado provavelmente no século XV, esse cancioneiro é encontrado na Biblioteca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com