TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos sugeridos ao escrever Enem 2014

Abstract: Tópicos sugeridos ao escrever Enem 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Abstract  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Provas do ENEM serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Antes de tudo, vale recordar que o texto do ENEM é o dissertativo-argumentativo. Ou seja, o avaliador espera que você defenda um ponto de vista com argumentos que comprovem a sua tese central. Ficar em cima do muro... Jamais!

Geralmente, a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é bem direta: eles apresentam um problema e esperam que você dê uma solução para o mesmo. O primeiro passo, então, é entender qual é o problema explorado e identificar possíveis soluções para ele.

Os temas propostos fazem ou fizeram parte do cotidiano dos estudantes e, na maioria dos casos, têm foco em problemas nacionais. Veja dez possíveis temas que podem ser pedidos na redação do ENEM 2014, selecionados pela professora Catarina Schumann, da escola Mopi.

1. Ocupações habitacionais urbanas

Essa questão vai muito além do MST! Cada vez mais essas ocupações têm relação com o atual déficit habitacional. Um exemplo recente ocorreu no início deste ano, na comunidade Telerj, no Rio de Janeiro. Prédios e galpões desativados foram ocupados, mas rapidamente desocupados, por pertencerem à empresa de telefonia OI.

2. Manifestações

Elas estão ocorrendo desde o ano passado e, apesar de não terem aparecido com tanta força durante a Copa do Mundo, deram as caras. Vale a pena, nessa questão, ressaltar os aspectos positivos (jovens mais conscientes e críticos de seus direitos perante o Estado, por exemplo) e negativos (as atitudes agressivas de alguns grupos) das manifestações urbanas.

3. Escassez hídrica

Esse é outro assunto que está bastante em alta, principalmente em São Paulo, já que o Sistema Cantareira está ameaçado. É preciso estar atento às medidas preventivas e educativas para o racionamento de água. Pense nisso! ;)

4. Consciência cívica

Como 2014 é um ano de eleições presidenciais, é possível que o ENEM aborde esse tema e teste a consciência cívica (consciência do cidadão) dos estudantes, esperando que eles falem sobre o cenário político atual.

5. Patriotismo

Por conta da Copa, o Brasil parou para assistir a Seleção Brasileira. O que chamamos de verde-amarelismo ficou ainda mais pulsante durante a competição, principalmente durante as execuções do Hino Nacional Brasileiro. É importante entender como isso é refletido no dia a dia do brasileiro pós-Copa do Mundo.

6. Copa do Mundo 2014

Aqui a questão não é o futebol em si, mas como o evento pode ter afetado tanto positivamente quanto negativamente o país. Quais foram os benefícios da Copa no Brasil? E os malefícios? Que ajustes deverão ser feitos para que o Brasil, nas Olimpíadas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com