TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMBANDA

Resenha: UMBANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

Um jovem cujo nome é Zelio Ferdinando de Moraes, nascido em São Gonçalo, cidade do estado do Rio de Janeiro, em abril de 1908 com 17 anos de idade, iria prestar exames para servir as forças armadas através da marinha, quando uma desconhecida paralisia colocou fim a esses planos. Os primeiros atos estranhos de Zelio foi na sua voz, que começou a sair mansa e com sotaque diferente de sua região, se parecia mais com um senhor de idade.

Diversos médicos começam com uma série de tratamentos, mas nenhum deles conseguia descobrir a causa ou a sua doença e então o estado de saúde do jovem rapaz se agravava cada vez mais. No mês de outubro deste mesmo ano, Zelio começou a falar palavras sem sentidos e passou a ter visões e seu quadro de saúde se aparentava com perturbação mental, inclusive um tio cujo nome é Epaminondas de Moraes, era um médico e diretor de um hospício, havia dito a família que nunca viu nada parecido com o que o jovem sentia e disse para que a família procurasse um padre para um ritual de exorcismo, pois para ele o rapaz estava endemoniado. Outros médicos foram contatados, mas ainda sem sucesso para resolução desta grande incógnita. A família dele era muito católica e seguiu os conselhos do tio Epaminondas, então recorreu a diversos padres e mesmo após o ritual de exorcismo Zelio continuava da mesma forma, os párocos aconselhavam que a família recorresse a tratamentos médicos mais especializados.

Em meados do mês de novembro o rapaz disse a seus pais que voltaria a andar e um dia após o aviso ele realmente voltou a andar, nenhum médico soube explicar esse fato.

A mãe de Zelio, D. Leonor de Moraes, resolveu levar o filho a uma curandeira da região muito conhecida chamada Dona Candida, que incorporava o espírito do preto velho cujo nome era tio Antônio. O entao tio Antônio recebeu o rapaz e através da reza aparecia que ele tinha os fenômenos da mediunidade e o jovem deveria trabalhar fazendo caridade as pessoas. O pai de Zelio, sempre fazia leituras sobre o espiritismo, mas não frequentava nenhum centro espírita e um dia foi sugerido por um vizinho que levasse Zelio a Federação Espírita de Niterói e no dia 15 de novembro de 1908 ele foi levado a este lugar, chegando lá José de Souza o dirigente do local, convidou-os a sentar a mesa. Pouco tempo depois, contrariando as normas do local, Zelio disse que na mesa faltava uma flor, entao ele foi até o jardim, apanhou uma rosa branca e colocou-a no centro da mesa. Daí iniciou-se uma estranha confusão, onde os presentes passaram a se incorporar de caboclos e pretos velhos. Zelio foi recriminado pelo dirigente alegando que a alma por ele incorporada tinha um atraso espiritual.

A partir desta atitude, Zelio determinou que a partir do dia seguinte se iniciaria uma nova religião: “em que esses pretos e esses índios poderão dar a sua mensagem, e assim cumprir sua missão”, afirmou em uma de suas falas.

O autor Nunes (2008), afirma em seu texto:

“...assim, na noite de 16 de novembro, uma multidão aglomerava-se na Rua Floriano Peixoto, no bairro de Neves, em São Gonçalo. Todos aguardavam Zélio que, em breve, fundaria a Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. A espera não foi em vão: nascia ali uma nova religião. Zélio nunca explicou a razão da palavra “umbanda”, embora ele tenha vivido até 1975... “(Nunes, 2008)

Neste primeiro dia estavam presentes parentes, amigos e vizinhos. Exatamente as 20:00 hrs o Caboclo das sete encruzilhadas desceu e segundo os autores Guimarães e Garcia (2012), se utilizou-se das seguintes palavras para iniciar o culto:

"Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria, e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A prática da caridade no sentido do amor fraterno será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo".( Guimarães, Garcia, 2012)

Foram definidas normas que seriam para os cultos: as sessões seriam diárias das 20:00 às 22:00 horas, a roupa deveria ser branca e ter como adereço a fita na cor do orixá, os atendimentos seriam gratuitos e não poderiam ter sacrifícios de animais e o tema do umbanda era fazer a caridade de acordo com Jesus Cristo. A partir do dia seguir formaram-se romarias em frente a casa da família Moraes, eram pessoas cegas, paralíticas e medius que eram tidos como loucos, foram curados, a partir disso criou-se a corrente astral de umbanda. Em 1918, fundou-se as sete tendas de umbanda a partir das ordens recebidas da corrente astral através Caboclo das sete encruzilhadas, para que assim acontecesse a propagação de Umbanda. Os autores Guimarães e Garcia (2012), apresentam as tendas, sendo as seguintes:

• Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia

• Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição

• Tenda Espírita Santa Bárbara

• Tenda Espírita São Pedro

• Tenda Espírita Oxalá

• Tenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com