TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um exemplo clássico de etnocentrismo no Brasil

Artigo: Um exemplo clássico de etnocentrismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Artigo  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 4

IÊNCIAS SOCIAIS

O QUE FAZ A SOCIEDADE PARA SER A SOCIEDADE BRASILEIRA?

FACULDADE ANHANGUERA

CIÊNCIAS SOCIAIS

ESTUDAM AS INTERAÇÕES HUMANAS E, ASSIM, PODE-SE DIZER QUE SE PREOCUPAM COM O COMPORTAMENTO HUMANO. SÃO CIÊNCIAS QUE CONCETRAM NA INTERPRETAÇÃO DO MUNDO SOCIAL POR MEIO DA OBJETIVIDADE GARANTIDA PELA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

CULTURA

É TUDO O QUE É CRIADO, VIVIDO, COMPARTILHADO E TRANSMITIDO PELOS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE.

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.

ETNOCENTRISMO

É A TENDÊNCIA, QUE AS CULTURAS POSSUEM, A CONSIDERAR SEUS HÁBITOS, COSTUMES E VALORES, COMO SUPERIORES AOS DEMAIS GRUPOS SOCIAIS

Um exemplo clássico de etnocentrismo no Brasil é que a maioria dos brasileiros, se sentem superiores aos argentinos, principalmente no futebol.

SOCIALIZAÇÃO

É UM PROCESSO CULTURAL, QUE PERMITE AO INDIVÍDUO APRENDER E COMPARTILHAR COM OS MEMBROS DA SOCIEDADE SOBRE VALORES, NORMAS E CRENÇAS, DURANTE TODA A TRAJETÓRIA DE SUA VIDA.

É importante ressaltar que alguns desses individuos se tornam reflexos da sociedade e a socialização por sua vez, cria personalidades, que quando aceitas culturalmente, se destacam como HERÓIS.

AYRTON SENNA

Conhecido como o um dos maiores esportistas do Brasil e apesar de ter falecido há 16 anos, em um acidente em Ímola, com apenas 34 anos de idade. É reconhecido polo seu desempenho brilhante, talento excepcional, determinação, concetração e solidariedade. Alegrou a nação por muitos domigos e tinha muito orgulho em ser brasileiro. Até hoje é um mito no automobilismo mundial e em Dezembro de 2009 foi eleito o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos.

KAKÁ

Ricardo Izecson dos Santos Leite, estreiou como profissional em 2001 e apesar da pouca idade, apenas 28 anos, já possui inúmeros títulos e premiações. Devido ao seu trabalho humanitário, em 2004 se tornou o mais novo embaixador da ONU para o Programa Alimentar Mundial.

A PLURALIDADE RACIAL

É UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afro descendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo da história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.

VALORES, NORMAS E COSTUMES

A SOCIEDADE IMPÕE CERTOS VALORES COMO UM “IDEAL” A SEUS MEMBROS. E QUANDO ESSES VALORES SE TRANSFORMAM EM NORMAS E COSTUMES, PASSAM A ASSEGURAR A REGULAMENTAÇÃO DA VIDA DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS DE UMA SOCIEDADE.

É importante lembrar os valores, normas

e costumes, variam de acordo com o tipo de sociedade que o indivíduo está inserido e também variam no tempo, gerando mudanças no comportamento humano, pois o que podia ser errado no passado, pode passar a ser certo.

A sociedade brasileira é predominantemente Cristã (Católicos e Evangélicos), que defendem os valores, normas e costumes brasileiros, como as famílias no modelo tradicional, o casamento entre pessoas de sexo diferentes (homem e mulher), repudiando assim o casamento homossexual e a adoção de crianças nessa forma de união.

Um grande conflito que envolve os diferentes grupos da sociedade é o encaminhamento do projeto que reconhece a chamada parceria civil registrada impõe que se façam algumas colocações sobre a homossexualidade tema encharcado de preconceitos, tabus e mitos - para se visualizar como ela vem sendo tratada no âmbito do Direito.

INSTITUIÇÕES SOCIAIS

É UM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com