TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Ponte Entre A Sociologia E A Administração

Monografias: Uma Ponte Entre A Sociologia E A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

UMA PONTE ENTRE A SOCIOLOGIA E A ADMNISTRAÇÃO

A Sociologia como ciência, busca um ideal bem definido, entender a vida social humana no seu sentido mais amplo. Estudando a divisão em classes de todas as sociedades. Assim como, os níveis hierárquicos oriundos das empresas - que nada mais são do que microssociedades. Os cientistas socias são interessados estudiosos das organizações, buscam desvendar as teorias gerais das ciências comportamentais, onde está incluída a Sociologia. Esta ciência além de fornecer explicações sobre fenômenos sociais, também sugere medidas de interveção, seja para ajustes ou seja para alterações, na sociedade.

Desse modo, fornece um amplo conjunto de conhecimentos ao admnistrador, alguns de extrema utilidade e quase vitais. Falando a linguagem melhor compreendida na área admnistrativa. É a Sociologia Aplicada à Admnistração. Baseada em teorias obtidas de pesquisas realizadas em vários níveis sociais como sindicatos,

igrejas, escolas, prisões, órgãos do governo, enfim, organizações formais. AIguns dos itens avaliados foram, a liderança, o poder, as resistências às mudanças, aceitação de regras e normas, além de outros fatos sociais.

Áqueles que visam assumir cargos de chefia, assuntos como esses são bem interessantes; já que a função primordial do admnistrador consiste em coordenar pessoas de diversos níveis e distintos grupos - formais e informais. E o seu sucesso reflete o seu conhecimento sobre o comportamento humano.

Uma ponte entre a Sociologia e a Admnistração pode-se dizer que é, em liguagem sucinta, o conhecimento, compreensão e discernimento das necessidades sociais do homem na coletividade e o uso dessas informações, vinculadas ao planejamento, estruturação e desenvolvimento organizacional, ou seja, os conhecimentos teóricos e práticos comuns à área admnistrativa, alcançando assim o melhor aproveitamento da unidade funcional da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com