TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve retrospectiva histórica das teorias sobre a teoria política

Seminário: Uma breve retrospectiva histórica das teorias sobre a teoria política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PESENCIAL – SÃO LUIS/MA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MACEDO 407090

DARCY MACIEL SILVEIRA FILHA 436620

FLAVIO HENRICK PESSOA DOS SANTOS 405551

JORGIANE DA SILVA MOREIRA 425277

MARIA CLAUDENICE SILVA CONCEIÇÃO 409856

ALDIMAR MARTINS BOTTENTUIT

São Luís, 2014

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PESENCIAL – SÃO LUIS/MA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MACEDO 407090

DARCY MACIEL SILVEIRA FILHA 436620

FLAVIO HENRICK PESSOA DOS SANTOS 405551

JORGIANE DA SILVA MOREIRA 425277

MARIA CLAUDENICE SILVA CONCEIÇÃO 409856

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Pública - Prointer III, de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito para Avaliação, obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

SUMÁRIO

1. Resumo 03

2. Introdução 04

3. Ensaio 05

5. Considerações Finais 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

1. RESUMO: A Proposta do Prointer - III, Relatório Final foi desenvolver um ensaio acadêmico, onde estará interagindo entre a teoria e a pratica profissional, e também com o leitor. Esta proposta tem como base nas ATPS desenvolvidas no 2º Bimestre. A idéia a ser defendida aparece de forma sucinta no titulo e no resumo, tornando a ser apresentada de forma mais detalhada nesta Introdução. Foi usado o conhecimento teórico das aulas, combinado á pratica adquirida no desenvolvimento das ATPS. Este ensaio descritivo apresenta e aponta os assuntos colocados, para expressar as questões e entender situações semelhantes na sua prática profissional, tendo uma sensação clara sobre aquilo que foi descrito, a fim de gerar senso analítico e crítico sobre determinado assunto profissional. Utilizando o feedbak a partir dos estudos da primeira etapa das disciplinas de Teoria Política, Finanças Publicas e Orçamento Municipal e Matemática Financeira será concluído Prointer - Relatório Final.

Palavra Chave: Ensaio Acadêmico, Teoria Política, Finanças Publicas e Orçamento Municipal e Matemática Financeira

2. INTRODUÇÃO

O ensaio acadêmico é uma breve descrição contendo a análise de determinada situação problema, identificando uma questão, ou um assunto pré-determinado, discorrendo sobre a situação ou assunto e visando assim às considerações finais, sempre embasadas na teoria e prática.

O desenvolvimento do estudo inicia-se no primeiro capítulo sintetizando, o conteúdo da disciplina Teoria Política do Estado, sua origem e conceitos; divisão geral do direito e posição do Estado e município; os elementos constitutivos e características; as teorias que formulam suas atribuições, os princípios que regem a execução, a relação das formas de governo, a representação dos estados e municípios, os partidos políticos, bem como, a constituição e o poder constituinte para promover o entendimento da história mundial e brasileira que precederam à situação atual.

O segundo capítulo apresenta e discute o conteúdo da disciplina Finanças Publicas e Orçamento Municipal, a Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto ao seu conteúdo, suas definições, sua abrangência, sua eficácia e aplicabilidade, os principais limitadores de ação discricionária na execução do Orçamento Municipal; seus limites e mecanismos comparativamente à legislação.

O terceiro capítulo é destinado à análise da disciplina de Matemática Financeira; discute os fundamentos da matemática financeira; diagramas da operações financeiras; diferenças entre juros simples e compostos; funções financeiras; sequencia de pagamentos e amortização de empréstimos, bem como, noções sobre inflação; taxa real e descontos bancários ou comercial.

Finalmente, o último capítulo é dedicado à conclusão do trabalho, ressaltando-se que àquelas situações a serem acompanhadas pelos órgãos fiscalizadores e a sociedade, ao longo do tempo, vêm ajustando as suas estruturas e experimentando novas formas de gestão visando à melhoria contínua na diminuição das disfunções na gestão pública

Trata-se de um breve retrospecto histórico das teorias no que se refere à Teoria Política; às Finanças Publicas e Orçamento Municipal e à Matemática Financeira e os eventos que influenciaram a sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para a formulação de normas e leis que regulam as relações entre a sociedade e o governo.

3. ENSAIO

A Teoria Política é um ramo da ciência política que agrega contribuições de variadas disciplinas, mas, especialmente, da filosofia política e da história das ideias políticas. Também é parte constitutiva da organização da ciência política como campo disciplinar independente.

Ante o exposto iniciaremos nossa composição baseada no desafio proposto na primeira etapa (relatório parcial). Aproveitaremos o Feedbak para contextualizar nosso conhecimento sobre o assunto pesquisado. É objetivo deste texto, apresentar um ensaio teórico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com